Cotidiano

Força-tarefa recolhe 30 toneladas de lixo em casa em Araçatuba

Ação em cumprimento a mandado judicial deve prosseguir, podendo chegar a 70 toneladas de material recolhidas; há suspeita que morador possa sofrer de transtorno de acumulação compulsiva
Lázaro Jr.
22/01/2024 às 17h50

Uma força-tarefa composta por cerca de 40 profissionais da Prefeitura de Araçatuba (SP) iniciou na manhã desta segunda-feira (22), a limpeza do terreno de um imóvel residencial no bairro Verde Parque, que estaria funcionando como possível foco transmissor de doenças.

 

A ação foi realizada em cumprimento a uma ordem judicial e teve início por volta das 7h30. De acordo com a administração municipal, até o período da tarde haviam sido recolhidas 30 toneladas de lixo. Foram necessários 12 caminhões da Sosp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) para transportar os resíduos que serão devidamente descartados.

 

Entre o material recolhido, segundo a Prefeitura, há animais mortos, entre eles, um cachorro. Também foram encontrados pouco mais de 60 animais peçonhentos. O trabalho terá sequência na terça-feira e a estimativa é que ao término, com a limpeza total do terreno, devem ser recolhidas até 70 toneladas de material.

 

Acumuladores

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, há suspeita de que os moradores nesse imóvel ou pelo menos um deles, possa sofrer de transtorno de acumulação compulsiva. “Esta condição dificulta a capacidade de descartar ou se desfazer de objetos, levando ao acúmulo desordenado e à desorganização dos espaços de convívio”, informa nota distribuída à imprensa.

 

Entretanto, de acordo com a administração municipal, como não há histórico de atendimento dessas pessoas na rede de saúde mental do município, ainda não é possível confirmar o diagnóstico.

 

Acolhimento

 

Segundo o que foi informado, a Prefeitura está empenhada em resgatar a dignidade e proporcionar um presente e um futuro melhores para esses moradores. O atendimento especializado envolve um casal de idade avançada e dois jovens, com 16 e 18 anos.

 

O Conselho Tutelar faz parte da rede composta por diversos setores da administração municipal designada para oferecer assistência social e encaminhamento para cuidados com a saúde física e psicológica.

 

A participação do conselhor é necessária porque, de acordo com o que foi informado, foi constatado que pelo menos três crianças frequentavam essa residência. “Ações específicas estão sendo implementadas para assegurar o bem-estar dessas crianças e garantir que recebam o suporte necessário”, informa a nota.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.