Cotidiano

Farmácia do CTO adota tecnologia para conservação de medicamentos

Unidade dispensa medicamentos para cerca de 1.142 pacientes por mês e possui medicações para todas as formas da doença
Da Redação
18/04/2024 às 15h51
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A Farmácia do CTO (Centro de Tratamento Oncológico) da Santa Casa de Araçatuba (SP), unidade responsável pela manipulação das bolsas de quimioterapias e entrega de medicamentos para hormonioterapia e quimioterapia por via oral, já dispõe de tecnologia de ponta para conservação e armazenamento dos remédios.

 

A unidade passa a contar com uma câmara hospitalar para conservação de medicamentos em temperaturas de 2ªC a 8ªC. Com capacidade para 1.500 litros e monitorado por painel de comando, o equipamento também inova os serviços por possuir uma capela para processamento de medicações intravenosas. 

 

De acordo com o farmacêutico Vinicius Tadeu Streicher, “a capela possibilita que essas medicações sejam processadas com segurança contra particulados, fator que garante a proteção do operador, do produto e do ambiente”.

 

Demanda

 

A Farmácia do CTO dispensa medicamentos para cerca de 1.142 pacientes por mês. A unidade possui medicações para todas as formas da doença, sendo as maiores demandas para os tratamentos de câncer de mama, pele, próstata e colón.

 

O equipamento substitui o sistema de refrigeração comum até então utilizado, como parte dos investimentos que estão sendo feitos para modernização do prédio do CTO, visando a humanização dos atendimentos.

 

A coordenadora do CTO, enfermeira Karoline Amaral, explica que a câmara hospitalar de refrigeração de medicamentos modernizou a farmácia do CTO e facilitou a visualização dos medicamentos, por ser de vidro e ter iluminação específica. “O equipamento possui interligação extra com o gerador de energia do hospital, controles de temperatura e de higienização”, acrescenta.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.