Cotidiano

Familiares têm até o dia 14 para regularizar túmulos no Recanto de Paz

Edital da Prefeitura de Araçatuba prevê transferência dos restos mortais para ossuário coletivo em caso de abandono
Da Redação
06/08/2025 às 08h32
(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)

O prazo para regularização de túmulos no Cemitério Municipal Recanto de Paz, em Araçatuba, termina na próxima semana. Familiares e responsáveis pelas sepulturas têm até 14 de agosto para comparecer à administração do cemitério e evitar a transferência dos restos mortais para o ossuário coletivo do município.

 

A convocação atinge túmulos em estado avançado de abandono, muitos sem manutenção há vários anos. Há estruturas danificadas diretamente no solo, sem qualquer identificação que facilite a localização dos responsáveis.

 

O edital foi publicado nos dias 5, 11 e 12 de julho no Diário Oficial do Município, como determina a legislação. O prazo de 30 dias começou a valer a partir da última publicação e agora entra na reta final. Encerrado esse período, a Prefeitura estará autorizada a fazer a remoção dos restos mortais nos casos em que o abandono for comprovado.

 

Movimentação aumentou após a convocação

 

Desde a divulgação do chamamento, a movimentação no Recanto de Paz aumentou. Várias famílias já procuraram a administração para consultar a lista e dar início à regularização. O alerta também gerou preocupação entre visitantes do Cemitério da Saudade, que não está incluído neste edital, mas teve aumento na procura por informações sobre conservação de jazigos.

 

A secretária de Administração, Míriam Gon, reforça que o prazo é definitivo. “É improrrogável. Muitas sepulturas estão abandonadas há anos e sem identificação mínima. As famílias devem procurar a administração do cemitério para evitar a remoção dos restos mortais.”

 

O diretor de Atividades Complementares, Odair Rocha, lembra que o edital inclui túmulos perpétuos e também os provisórios, cedidos por até três anos. “Quem não se manifestar até 14 de agosto autoriza a transferência para o ossuário coletivo. Todo o processo segue rigorosamente a legislação e respeita as famílias.”

 

Quadras citadas no edital:

 

10, 10A, AA, A1, BL2, BO1, 17, 18, BO1AT, A2AT, A4AT, A5AT e 17AT.

 

A lista completa, com detalhes e orientações, está publicada nas edições 1286, 1289 e 1290 do Diário Oficial do Município.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.