PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

Familiares se despedem de Wilson Marinho da Cruz

Enterro do corpo do presidente da Associação Comercial aconteceu no cemitério Jardim da Luz, em Araçatuba
Lázaro Jr.
15/11/2023 às 19h06

Familiares e amigos de Wilson Marinho da Cruz, presidente da Acia (Associação Comercial e Industrial) de Araçatuba (SP), se despediram dele durante o enterro, que aconteceu pouco antes das 17h, no cemitério Jardim da Luz, que fica próximo ao aeroporto Dario Guarita.

 

Durante todo o dia dezenas de pessoas passaram pela capela da funerária Cardassi, onde o corpo foi velado. Sobre o caixão, havia uma bandeira e uma camisa do São Paulo Futebol Clube, time do coração de Wilson Marinho.

 

A reportagem esteve no local de falou com um dos filhos dele. Antônio Carlos Marinho contou que o pai dele, por ser cadeirante, convivia com casos de infecção urinária. Ainda de acordo com ele, havia duas semanas que o Wilson Marinho apresentava dificuldade para comer.

 

"Nós fomos para o pronto-socorro ontem com ele, que passou mal e infartou lá, na hora. Foi muito bem atendido pelo pessoal, a gente agradece todo corpo clínico lá”, comentou. Antônio Carlos fez questão de destacar que sempre foi fã do pai dele, o acompanhando nos trabalhos que ele fazia, inclusive em palestras.

 

“Foi meu mestre, meu mentor, sempre aguerrido, arrojado, pujante, um iluminado, graças a Deus. Lutou muito por Araçatuba e região e o que ele conseguiu trazer de benefícios agarrou com unhas e dentes e trouxe para todos nós. Um líder nato, homem honesto, ilibado, isso é que eu tenho a dizer do senhor Wilson Marinho", comentou.

 

Homenagens

 

Durante o velório, a reportagem também falou com o prefeito Dilador Borges (PSDB), que foi prestar condolências aos familiares de Wilson Marinho e citou que ele deixou uma história escrita na cidade de Araçatuba.

 

“Foi secretário de Desenvolvimento Econômico e essa longa trajetória na Associação Comercial de Araçatuba, sempre buscando o desenvolvimento, fortalecer o comércio da nossa cidade e região, pois Araçatuba tem uma responsabilidade institucional com a região e o Wilson Marinho fez isso muito bem, sempre buscando esse entendimento, interagindo com a região”, descreveu.

 

A vice-prefeita Edna Flor (Cidadania) também esteve no velório e reforçou que Wilson Marinho é uma das pessoas que deixará a história dele marcada na cidade. “Apesar da sua despedida entre nós, fica aqui todo legado dele, o amor por Araçatuba, alguém que era uma verdadeira fonte de projetos, vivia nos chamando na Associação Comercial para apresentar o um projeto novo”, comentou.

 

Edna também destacou que Wilson Marinho era um cristão autêntico e sobretudo uma pessoa que buscava dinamizar o comércio de Araçatuba, mantendo a simplicidade. “Nem mesmo as dificuldades de mobilidade impossibilitavam de ele estar presente em todos os espaços de decisão que eram importantes para o município. Fica aqui a nossa saudade, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão”, finalizou. 

 

Biografia

 

Wilson Marinho estava com 85 anos e morava em Araçatuba desde os 16 anos de idade, vindo de Floreal, onde nasceu. Ele trabalhou por algum período como comerciário, também foi empreendedor do ramo de calçados e em 1996 foi eleito pela primeira vez como presidente da Acia, permanecendo no cargo até a morte.

 

Na gestão do ex-prefeito Jorge Maluly Neto (2001/2008), Wilson Marinho da Cruz chefiou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Em 2019 ele foi condecorado com o Título de Cidadão Araçatubense, honraria concedida pelo vereador Alceu Batista de Almeida Jr. (PSDB), o Dr. Alceu.

 

Casado com Leonor Tavares Marinho, ele deixou três filhos e sete netos.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.