Cotidiano

Família questiona transferência de homem baleado de hospital sem passar por cirurgia

Recebeu o primeiro atendimento no sábado, em Ilha Solteira, foi transferido para Araçatuba com projéteis alojados no corpo e foi enviado de volta
Lázaro Jr.
30/04/2025 às 16h14
Foto: Lázaro Jr. Foto: Lázaro Jr.

A namorada de um homem de 25 anos, que foi baleado na noite do último sábado (26), em Pereira Barreto (SP), procurou a polícia em Araçatuba na noite de terça-feira (29), questionando o atendimento médico prestado a ele na Santa Casa local.

 

Naquela noite, segundo a Polícia Militar, o jovem foi atingido por disparos de arma de fogo enquanto estava pela via pública. Ele foi encontrado consciente e com múltiplas perfurações no abdômen.

 

Socorrido pelo Corpo de Bombeiros, foi levado ao pronto-socorro local, de onde foi transferido em estado grave para o hospital de Ilha Solteira. Durante diligências os policiais abordaram o suspeito de autoria do crime com uma moto, ele foi apresentado na delegacia e preso em flagrante por tentativa de homicídio.

 

Transferido

 

Ao procurar a delegacia, a namorada da vítima relatou que após o atendimento em Ilha Solteira houve a transferência para a Santa Casa de Araçatuba, devido à gravidade dos ferimentos. Porém, na madrugada de terça-feira, ele teria sido reencaminhado de volta, sem receber os cuidados que ela e demais familiares entendem que seriam necessários.

 

Ainda de acordo com ela, o jovem está com projéteis alojados no corpo e teria que ser submetido a cirurgia para remoção, informação que teria sido passada à família pela Santa Casa de Araçatuba. A namorada disse ainda que além de não ter sido submetido ao procedimento, ele teria sido transferido de ambulância e foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Ilha Solteira.

 

Risco

 

De acordo com ela, os médicos onde ele está internado relataram que o paciente estaria correndo risco de morte e não poderia ter sido removido de Araçatuba para Ilha Solteira, devido ao grave estado de saúde que apresenta.

 

Por fim, a namorada do paciente relatou que a justificativa da Santa Casa de Araçatuba para a transferência do paciente para Ilha Solteira, seria de que ele residiria com a irmã, em Pereira Barreto. Porém, ela afirma que ele reside com a mãe, em Araçatuba, e estaria apenas de passagem na casa da irmã, em Pereira Barreto, quando foi vítima de tentativa de assassinato. 

 

Média complexidade

 

Procurada, a assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba informou que esse paciente esteve em atendimento no pronto-socorro hospital, que é referência para atendimentos de alta complexidade para 40 municípios da região, incluindo Pereira Barreto.

 

Nesse período ele foi avaliado por médicos das especialidades de Ortopedia, Cirurgia Geral, Urologia e Neurocirurgia, que concluíram que trata-se de um caso para tratamento de média complexidade, pela especialidade de Cirurgia Geral.

 

Como o procedimento pode ser realizado no hospital de origem, ou seja Ilha Solteira, ele foi encaminhado de volta, também pensando influencia na humanização do atendimento, segundo o hospital, podendo ele estar acompanhado de familiares.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.