Os estoques do GSH Banco de Sangue de Araçatuba estão 30% abaixo do ideal, proporcionando uma cobertura de apenas 14 dias, enquanto o ideal seriam 18 dias para atender confortavelmente às demandas dos hospitais. Isso representa uma queda de quase 25% devido à diminuição nas coletas. Essa situação é preocupante, pois há o risco iminente de faltar hemocomponentes, a menos que haja um aumento no número de doadores.
Diante desse cenário, a instituição faz um apelo à população para que doe sangue, um ato rápido, que dura cerca de 40 minutos (todo o procedimento), indolor e solidário com o próximo.
“Estamos recebendo apenas cerca de 18 a 25 doações por dia, porém, precisamos de 40 coletas diárias para equilibrar a demanda por hemocomponentes, que está em constante crescimento. Neste período de instabilidade climática, com chuvas e variações de temperatura entre picos de calor e quedas, as pessoas tendem a ficar gripadas, o que as torna temporariamente inaptas para doar”, explica Gilson Cirino, captador de doadores do banco de sangue.
A doação de sangue oferece uma chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões, incluindo aqueles com anemia falciforme, pacientes em tratamento de câncer, vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, bem como pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes. O GSH Banco de Sangue de Araçatuba atende a hospitais públicos e privados da região.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h, na Rua Gaspar de Lemos, 2 - Jd. Alvorada - anexo ao Hospital Unimed.
Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue: