Cotidiano

Estado confirma reunião para tratar das UTIs na Santa Casa de Araçatuba

Encontro está marcado para esta quarta-feira, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde
Lázaro Jr.
29/04/2025 às 19h58
Imagem: Divulgação/Ilustração Imagem: Divulgação/Ilustração

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde confirmou que está agendada para esta quarta-feira (30), uma reunião do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba (SP) com a Santa Casa, para alinhamento das demandas e regulações de pacientes para a unidade.

 

No início da noite, o hospital divulgou nota informando que encaminhou ofício ao departamento, solicitando uma reunião de emergência para discutir medidas devido à superlotação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica do hospital.

 

De acordo com o que foi divulgado, nesta tarde havia 13 crianças internadas além da capacidade do hospital para esses leitos. São 20 leitos do tipo, sendo 17 neonatais e apenas três pediátricos, para atender a população dos 40 municípios da área do DRS-2.

 

Além disso, havia mais oito crianças em observação no pronto-socorro do hospital, a maioria das quais em quadros graves de doenças respiratórias. A Prefeitura informou à reportagem, que outras 16 crianças estão no pronto-socorro municipal à espera de vaga para transferência.

 

Tratativas

 

Em nota, o DRS reforça que as tratativas para a ampliação de novos leitos e a aquisição de equipamentos para a Santa Casa de Araçatuba estão em andamento, assim como o plano de trabalho e valor de custeio.

 

Já teve início a obra para a instalação de mais dez leitos de UTI na Santa Casa, sendo três neonatais e sete pediátricos. O recurso é financiado pelo Unisalesiano, com parte do dinheiro do programa Mais Médicos que é destinado à Prefeitura.

 

O hospital já solicitou ao Estado, que custeie a compra dos equipamentos necessários, que irão demandas mais de R$ 1 milhão.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.