Cotidiano

Estado aumenta valor do convênio com a Santa Casa para gestão da Farmácia de Alto Custo

Reajuste permitirá modernizar o sistema de refrigeração do prédio, contratar mais funcionários e ampliar a carga horária das farmacêuticas
Da Redação
06/07/2025 às 12h34
Serviço atende 8 mil pacientes de forma presencial todos meses (Foto: Divulgação) Serviço atende 8 mil pacientes de forma presencial todos meses (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado da Saúde renovou por mais seis meses, o convênio com a Santa Casa de Araçatuba para gestão da Farmácia de Medicamentos Especiais, mais conhecida com Farmácia de Alto Custo, e reajustou o valor pago mensalmente em mais de 20%.

 

A unidade funciona em anexo ao Posto de Saúde e distribui em média 1,3 milhão de medicações/mês, para 37 mil pacientes das 40 cidades atendidas pelo DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba.

 

Segundo o que foi divulgado, 8 mil pacientes são atendidos de forma presencial todos meses e para os demais 29 mil, as medicações são enviadas por malotes às Secretarias Municipais de Saúde, para distribuição aos pacientes.

 

Reajuste

 

O contrato havia vencido em de junho e a renovação, válida até 31 de dezembro, foi publicada na última segunda-feira (30), no Diário Oficial do Estado. Pelo novo acordo, o hospital passará a receber R$ 120 mil pelo serviço, ante R$ 95 mil do contrato anterior.

 

Em nota, o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Everton Santos, comenta que durante um longo período, o contrato para gerenciamento da Farmácia de Alto Custo era deficitário e dificultava investimentos.

 

Ainda de acordo com o provedor, esse subfinanciamento foi uma das dificuldades enfrentadas na gestão da unidade. Ele afirma que com esse reajuste, enfim a atividade se paga. “Neste momento conseguiremos viabilizar o gerenciamento”, declara.

 

Investimentos

 

O recurso pago mensalmente pelo Estado é utilizado para custear a folha de pagamento dos funcionários, material de consumo e o gerenciamento da unidade. Esse aumento era uma reivindicação antiga da direção do hospital, que apesar da dificuldade, permaneceu à frente da Farmácia de Alto Custo, para cumprir um compromisso social de manter o serviço, considerado de grande importância para a cidade e região.

 

Segundo o provedor, com o reajuste, além de cobrir as despesas, será possível fazer melhorias no funcionamento da farmácia. Entre os investimentos previstos, está a modernização do sistema de refrigeração para armazenamento de medicações e manutenção dos equipamentos de climatização ambiente. O calor no ambiente é uma das reclamações dos usuários. 

 

Mais funcionários

 

A Santa Casa informa que o plano de trabalho que resultou no reajuste também prevê contratação de mais oito funcionários, incluindo auxiliares administrativos e auxiliares de farmácia.

 

O objetivo é aumentar o quadro funcional, passando de 22 para 30 colaboradores, para dinamizar os atendimentos presenciais e reduzir o tempo de espera para entrega dos medicamentos. 

 

Outra estratégia prevista para agilizar a preparação das prescrições dos pacientes é a ampliação de 6h para 8h na jornada de trabalho das farmacêuticas. 

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.