A Secretaria de Estado da Saúde informou à reportagem, que ainda realiza levantamentos técnicos para o início da licitação para a construção do Hospital Regional de Birigui (SP), que teve ter o início das obras no primeiro semestre de 2025, sem data definida.
A reportagem procurou a secretaria porque no início deste mês, a Prefeitura de Birigui divulgou nota informando que a previsão seria de que as obras tivessem início entre o final de 2024 e o início de 2025, com entrega prevista para 2026.
Na nota, a Secretaria de Estado da Saúde explica que a construção do hospital surgiu após a gestão estadual identificar a necessidade da criação de novos leitos na região de Araçatuba. “As tratativas entre a prefeitura de Birigui e o Estado já começaram e estão sendo feitos levantamentos técnicos para o início da licitação” .
Ainda de acordo com a Pasta, com a construção do Hospital Estadual de Birigui, a população passará a contar com cerca de 270 novos leitos hospitalares. “A unidade atenderá mais de 40 municípios da região, como referência em média e alta complexidade”, informa.
A secretaria acrescenta que além do hospital, os programas Tabela Sus Paulista e IGM Sus Paulista reforçam os investimentos na saúde de Birigui, sendo repassados ao município, mais de R$ 7 milhões para os serviços de saúde da cidade somente em 2024.
Prefeitura
Na nota que divulgou, a Prefeitura de Birigui afirma que o pontapé inicial para a obra foi dado pelo prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), que teria articulado de forma técnica e política com o governo do Estado.
“A indicação da área para o projeto foi um grande diferencial na decisão, o terreno no bairro São Conrado, nas proximidades da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461), é um ponto estratégico para os atendimentos de toda a região”, informa a nota.
Nela, o prefeito declara que a doação do terreno foi resultado de meses de diálogo e trabalho conjunto. “Agora, estamos mais próximos de oferecer à população um atendimento de saúde mais eficiente e acessível", consta.
Projeto
Ainda de acordo com a Prefeitura, o projeto prevê 30 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em sete andares, com 274 leitos dedicados ao atendimento de alta e média complexidade. Segundo o município, o hospital vai oferecer as especialidades cardiologia, neurologia, ortopedia, urologia e oftalmologia, que são carências da região.
A estrutura contará com heliporto para atender emergências graves e sistemas sustentáveis de reutilização de água. O município acrescenta que o desenvolvimento do projeto contou com o apoio do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) de Araçatuba e colaboração direta do secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, e da secretária executiva de saúde, Priscilla Perdicaris.
“Ambos foram peças-chave para garantir a viabilidade técnica e administrativa do hospital. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) também desempenhou um papel crucial ao priorizar o projeto no orçamento estadual, assegurando os recursos necessários para sua realização”, informa a nota.
Previsão de Entrega
De acordo com a Prefeitura, devem ser investidos R$ 500 milhões na construção, que deveria começar entre o final de 2024 e o início de 2025, informação que já foi rebatida pela Secretaria de Estado da Saúde, com entrega prevista para 2026, o que também não foi confirmado.
O prefeito afirma na nota que o hospital regional irá mudar a realidade de Birigui e das cidades vizinhas. “Estamos falando de salvar vidas, de garantir um atendimento que as pessoas, muitas vezes, precisavam buscar em outros lugares. Agora, isso será possível aqui, perto de casa" , afirma.
Por fim, ele informa que o governo do Estado já teria enviado à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) o projeto da Lei Orçamentária Anual para 2025, incluindo os recursos destinados ao Hospital Regional de Birigui, confirmando que não há previsão de recursos para iniciar a construção neste ano.