A casa de acolhimento feminino do Saic (Serviço de Acolhimento Familiar para Crianças e Adolescentes) de Araçatuba (SP) foi reformada, em investimento de aproximadamente R$ 30 mil feito pela Unimed Araçatuba. De acordo com a Prefeitura, o serviço atende atualmente oito crianças encaminhadas judicialmente enquanto os pais passam por processos de reabilitação para reintegração familiar ou, em casos extremos, para adoção.
A obra já foi concluída e contou com a parceria da Atrio Arquitetura, cujos arquitetos Caroline Nascimento Silva, Paulo Ricardo Francisco Lopes e Karen Gisely Ferreira idealizaram e doaram o projeto de reforma.
As intervenções focaram no conforto e na funcionalidade do espaço e incluíram a distribuição do espaço, adequação da iluminação, pintura temática e decoração para o público infantil. O imóvel também ganhou novos móveis, com itens de marcenaria exclusivos, piso readequado e instalação de tapetes de EVA (Espuma Vinílica Acetinada).
Adequações
Em nota, a Prefeitura informa que o espaço foi reformulado para proporcionar um ambiente mais seguro, acolhedor e adequado às necessidades dessas crianças.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marianne Fornageiro, o Saic conta com profissionais que atuam no suporte emocional e psicológico, adequado à recuperação e ao bem-estar das crianças atendidas. Ela afirma que a reforma realizada pela Unimed Araçatuba contribui significativamente para melhorar esse serviço público.
Propósito
Também em nota, o presidente da Unimed Araçatuba, Flávio Garbelini, declara que a iniciativa reflete o propósito da cooperativa, de cuidar das pessoas em todos os aspectos da vida.
"Nosso compromisso vai além da assistência médica. Queremos impactar positivamente a sociedade, oferecendo acolhimento e dignidade para quem mais precisa. Com essa ação, a Unimed Araçatuba reafirma seu compromisso com a responsabilidade social", destaca.