Cotidiano

Empresas e residências podem integrar sistema de monitoramento por câmeras em Araçatuba

14 câmeras de particulares já fazem parte do sistema de monitoramento colaborativo, que tem 60 câmeras da Prefeitura
Lázaro Jr.
09/05/2024 às 17h24
Reunião com representantes das polícias Civil e Militar foi realizada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Reunião com representantes das polícias Civil e Militar foi realizada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

Araçatuba (SP) já soma 74 câmeras conectadas ao sistema de monitoramento que entrou em funcionamento em 1º de maio. A informação foi divulgada pelo diretor regional da Plataforma Camerite de Monitoramento Colaborativo em Nuvem, Herick Genov, responsável pela implantação do sistema.

 

Segundo a Prefeitura, ele participou de uma reunião nesta quinta-feira (9), no Gabinete do prefeito Dilador Borges (PSDB), com a presença de delegados da Polícia Civil e de oficiais da Polícia Militar.

 

Durante o encontro, Genov informou que já fazem parte do sistema de monitoramento colaborativo, as 60 câmeras contratadas pela Prefeitura e outras 14 de particulares que manifestaram interesse em participar do projeto.

 

As 60 câmeras contratadas pela Prefeitura foram instaladas em pontos estratégicos para monitoramento, contribuindo para registro de ocorrências e ajudar na identificação de possíveis autores de crimes, auxiliando no trabalho policial. Desse total, sete são dedicadas ao controle trânsito, possibilitando autuaçõs em caso de infrações.

 

Segurança

 

Em nota divulgada à imprensa, o chefe de Gabinete da Prefeitura, coronel PM da reserva Deocleciano Borella Jr., convoca os policiais civis e militares atuar junto à população, para esclarecer que a tecnologia de monitoramento implantada visa melhorar o trabalho da segurança pública.

 

Ele argumenta que há pessoas confundido as câmeras como mecanismos para autuação e aplicação de multas. "É necessário que os entes públicos ajudem todos a entenderem que o objetivo é aumentar a segurança, reduzir a criminalidade, violência, infrações e delitos. Inclusive, que a própria população possa ajudar nessa conscientização ”, reforça.

 

Também em nota, o prefeito informa que ao divulgar a disponibilidade para as pessoas integrarem seu sistema de monitoramento particular ao contratado pela Prefeitura, certamente haverá um crescimento representativo de câmeras particulares colaborando com o sistema. "Será uma evolução muito rápida na busca pela proteção particular e coletiva”, comenta.

 

Polícia

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, durante o encontro, o delegado de polícia da Deic (Divisão Especializada de Investigalções Criminais), José Luiz Abonízio, destacou a qualidade dos novos equipamentos quanto à rapidez do sistema de acesso a dados e nitidez de imagens.

 

De acordo com o que foi divulgado, a eficácia destas características deve auxiliar na redução de tempo de investigações e na identificação de infratores e veículos possivelmente envolvidos em crimes.

 

Já o chefe de Estado Maior da PM, tenente-coronel Akira, comentou que esse recurso será importante para a redução de atos delituosos e infrações de trânsito. Além disso, espera que ajude a criar uma consciência de maior monitoramento das localidades e a consequente redução de atuação criminosa, com aumento de sensação de segurança por parte da população.

 

Escolas

 

O secretário municipal de Segurança, Erivaldo Assencio, informou durante o encontro que as escolas de Araçatuba contam com mais de mil câmeras de segurança, monitoradas pela Guarda Civil Municipal. De acordo com ele, elas também estão à disposição das forças públicas de segurança.

 

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, informou que na próxima semana deve acontecer um treinamento para operação do novo sistema, dedicado à Polícia Militar e às secretarias de Segurança e de Mobilidade Urbana.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.