A Santa Casa de Araçatuba (SP) divulgou nota informando que às 15h45 deste domingo (19), foi feito o abastecimento de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que era aguardado para o sábado (18).
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, com a entrega do produto, por volta das 16h30 as caldeiras voltaram a operar e a oferecer vapor para todo o hospital, incluindo as áreas mais afetadas pelo desabastecimento: a Lavandeira e a CME (Central de Materiais e Esterilização), que voltaram a operar em 100% da capacidade.
A nota informa ainda que para garantir o atendimento da demanda reprimida por enxovais higienizados para os leitos, a direção do hospital prorrogou o turno de serviço da Lavanderia.
O objetivo é processar todo o material sujo que ficou acumulado, com prioridade para as roupas de cama e as cirúrgicas. “A expectativa é até amanhã (segunda-feira) pela manhã as trocas sejam realizadas nos fluxos normais de cada setor”, informa.
Alimentação
A Santa Casa informa que a Central de Nutrição e Dietética, responsável pela produção de 2,5 mil refeições diárias em média e de refeições parenterais e lácteas, também foi parcialmente atingida pelo desabastecimento.
Mesmo com o problema, a unidade conseguiu preparar, apesar de um pequeno atraso, as duas refeições matinais. No período da tarde o fluxo havia retornou à normalidade.
Desabastecimento
Na manhã deste domingo a reportagem pediu informações à assessoria da Santa Casa, após ser procurada por um paciente que informou sobre a falta de lençóis para a troca dos leitos. Mais tarde, a pessoa informou que o almoço também havia sido servido com atraso.
O hospital informou que havia feito a compra do gás, mediante pagamento à vista, conforme exigido pelo único fornecedor do produto, mas a entrega, que deveria ter ocorrido no sábado, não aconteceu, vindo a ocorrer apenas neste domingo.