PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

Denúncia de mau cheiro em bairros da zona leste de Araçatuba mobiliza órgãos ambientais

Cetesb informa que está fiscalizando alguns empreendimentos para tentar descobrir a origem do odor e Prefeitura também faz diligências
Lázaro Jr.
14/11/2023 às 20h19
Problema ocorre em bairros da zona leste de Araçatuba (Foto: Lázaro Jr.) Problema ocorre em bairros da zona leste de Araçatuba (Foto: Lázaro Jr.)

Reclamações de moradores em bairros na zona leste de Araçatuba (SP), sobre mau cheiro que atinge a localidade causando incômodo, especialmente no período noturno, está mobilizando os órgãos de meio ambiente a tentar descobrir as causas do incômodo.

 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa dos órgãos ambientais após receber mensagens de moradores nessa região da cidade, relatando sobre o incômodo causado pelo mau cheiro.

 

Um morador no bairro Umuarama relatou que "um cheiro insuportável" é sentido no local onde ele mora praticamente todos os dias, após as 19h/20h. Outra leitora confirmou a informação e relatou que esse mesmo problema teria ocorrido há algum tempo.

 

De acordo com ela, na ocasião foram feitas queixas na Prefeitura e na Cetesb e o problema teria sido solucionado. Porém, o mau cheiro voltou, novas reclamações foram feitas e os moradores cobram providências.

 

Fiscalização

 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Cetesb (Companhia Ambiental de São Paulo) para saber se o órgão tinha conhecimento do problema e foi informada que foram identificados empreendimentos “com potencial de geração de substâncias odoríferas com características que possam ser relacionados aos incômodos descritos”.

 

Segundo o órgão, apesar das ações de fiscalização nesses empreendimentos, até o momento, não foram constatadas as fontes das emissões. A companhia informa ainda que novas inspeções serão realizadas e se forem verificadas desconformidades ambientais, serão tomadas as medidas administrativas cabíveis.

 

Denúncia

 

A reportagem também procurou a Prefeitura, que informou que na segunda-feira tomou conhecimento sobre relatos de mau cheiro próximo ao bairro Pinheiros e nesta terça-feira, foi formalizada uma denúncia anônima oficial sobre o problema no bairro Vicente Grosso.

 

Sobre o que pode estar ocasionando esse mau cheiro, a administração municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informa que pode estar relacionado a causas climáticas associadas à atividade humana.

 

“Ontem Araçatuba foi a cidade mais quente do Brasil, com temperaturas de 43°C; ao chegar da noite, o ar fresco e menos seco pressiona os gases aquecidos no sistema de esgotamento sanitário, causando certo odor em determinados locais com o sistema antigo de ralos”, informa a nota.

 

Vistorias

 

Ainda de acordo com a Prefeitura, equipes foram encaminhadas e fizeram vistorias em 20 bairros, na ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e no aterro sanitário municipal.

 

O município informa que a pessoa que se sentir incomodada com o mau cheiro deve acionar a Guarda Municipal, a qualquer hora ou dia, através do telefone 153, do local e no momento que ocorrer o cheiro.

 

“Assim, será possível obtermos mais informações sobre o odor, localização e horários, e para que a equipe circule a região no momento para auferir possíveis crimes ou contravenções ambientais na região”, informa.

 

Esgoto

 

Por fim, o município orienta aos moradores a também fazer contato com a GS Inima Samar, que é responsável pelo saneamento básico no município, quando constatar o problema.

 

A reportagem também fez questionamentos à GS Inima Samar sobre possíveis denúncias de mau cheiro e foi informada que os procedimentos da empresa não têm nenhuma relação com essa questão. “Nossa operação está ocorrendo sem qualquer interferência”, informa a nota.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.