O pronto-socorro de Araçatuba (SP) foi alvo de reclamações nesta terça-feira (9), em função da demora no atendimento aos pacientes. Por volta das 13h a reportagem foi procurada por um paciente, informando que ele havia chegado por volta das 7h e, até então, não havia sido atendido.
A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura, que por volta das 14h30 informou que naquele momento, o tempo de espera era de um pouco mais de 4 horas para os atendimentos os clínicos e 1 hora e 30 para os atendimentos pediátricos. “Estamos com quatro médicos clínicos atendendo e dois médicos na pediatria”, informou o município em nota.
Ferramenta internacional
Questionada sobre os motivos da demora no atendimento, a Prefeitura informou que o pronto-socorro-municipal utiliza a ferramenta internacional por cores para priorização dos atendimentos.
A cor vermelha indica atendimento imediato; laranja até 10 minutos; amarelo até 60 minutos; verde até 120 minutos; e azuis até 240 minutos. “As demoras ocorrem naqueles pacientes com prioridade verdes e azuis”, informa a nota.
Mais médico
Ainda segundo a administração municipal, para minimizar os apontamentos, como medida imediata foi disponibilizado mais um profissional médico e a ampliação do horário para o médico intermediário, onde ocorrem os maiores picos de atendimento.
De acordo com a Prefeitura, por volta das 16h30 o período de espera havia caído para 40 minutos no caso dos atendimentos clínicos, mas havia subido para 2 horas e 10 minutos para os atendimentos de pediatria.