Cotidiano

Demora no atendimento no pronto-socorro causa reclamações

Pacientes que teriam chegado às 7h ainda não teriam recebido atendimento até as 13h desta terça-feira
Lázaro Jr.
09/04/2024 às 19h06
Houve reclamações pela demora no atendimento no pronto-socorro de Araçatuba (Foto: Lázaro Jr./Arquivo) Houve reclamações pela demora no atendimento no pronto-socorro de Araçatuba (Foto: Lázaro Jr./Arquivo)

O pronto-socorro de Araçatuba (SP) foi alvo de reclamações nesta terça-feira (9), em função da demora no atendimento aos pacientes. Por volta das 13h a reportagem foi procurada por um paciente, informando que ele havia chegado por volta das 7h e, até então, não havia sido atendido.

 

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura, que por volta das 14h30 informou que naquele momento, o tempo de espera era de um pouco mais de 4 horas para os atendimentos os clínicos e 1 hora e 30 para os atendimentos pediátricos. “Estamos com quatro médicos clínicos atendendo e dois médicos na pediatria”, informou o município em nota.

 

Ferramenta internacional

 

Questionada sobre os motivos da demora no atendimento, a Prefeitura informou que o pronto-socorro-municipal utiliza a ferramenta internacional por cores para priorização dos atendimentos.

 

A cor vermelha indica atendimento imediato; laranja até 10 minutos; amarelo até 60 minutos; verde até 120 minutos; e azuis até 240 minutos. “As demoras ocorrem naqueles pacientes com prioridade verdes e azuis”, informa a nota.

 

Mais médico

 

Ainda segundo a administração municipal, para minimizar os apontamentos, como medida imediata foi disponibilizado mais um profissional médico e a ampliação do horário para o médico intermediário, onde ocorrem os maiores picos de atendimento.

 

De acordo com a Prefeitura, por volta das 16h30 o período de espera havia caído para 40 minutos no caso dos atendimentos clínicos, mas havia subido para 2 horas e 10 minutos para os atendimentos de pediatria.

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