Cotidiano

Defesa Civil do Estado acompanha combate a incêndio que já dura 3 dias em Alto Alegre

Fogo em área da zona rural atinge áreas de canavial e APP; helicóptero Águia ajuda nos trabalhos dos bombeiros
Lázaro Jr.
13/09/2025 às 14h57

A Defesa Civil do Estado acompanha neste sábado (13), a atuação das equipes municipais e estaduais no combate a 13 incêndios em andamento em diferentes regiões, um deles em Alto Alegre (SP), cidade vizinha a Penápolis.

 

De acordo com o que foi divulgado, as chamas tiveram início na quinta-feira (11) e atingem áreas de canavial e APP (Área de Proteção Permanente). O combate é feito por equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, de usinas, além do helicóptero Águia da Polícia Militar, que coleta água em rios e açudes para utilizar no combate ao fogo.

 

A reportagem esteve em contato com o prefeito de Alto Alegre, Carlos Sussumi Ivama (MDB), que acompanha os trabalhos das equipes.

 

Estado

 

No Estado, são utilizadas três aeronaves de asa fixa e seis helicópteros no combate aos focos. A Sala SP Sem Fogo segue monitorando e acompanhando cada um destes focos de incêndio. 

 

A atuação integrada entre órgãos estaduais, municipais e brigadas tem sido essencial para conter os focos e reduzir os impactos à população e ao meio ambiente.

 

Os focos de incêndio ocorrem também em:

 

• Guaiçara – Incêndio em vegetação natural e APP, com atuação da Defesa Civil de Guaimbê, Getulina e Usina Bracel.

• Mairiporã – Incêndio em vegetação no Parque Estadual de Itapetinga, com atuação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Fundação Florestal.

• Cruzeiro – Incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros, equipes da Fundação Florestal, 1 asa rotativa (Fundação Florestal) e 1 Águia (CAvPM).

• Bofete – Incêndio em vegetação natural, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e 1 Águia (CAvPM).

• Piracicaba – Incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros, brigadistas, equipes da Fundação Florestal e 1 Águia (CAvPM).

• Socorro – Incêndio em APP, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e 1 Águia (CAvPM).

• Cajuru – Incêndio em vegetação natural e APP, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, brigadistas das Usinas e apoio de asa fixa (SEMIL – Empresa Pachu).

• Cássia dos Coqueiros – Incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

• Votuporanga/Álvares Florence – Incêndio em vegetação natural, com atuação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Usinas.

• Magda – Incêndio em vegetação natural e APP, com atuação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Usinas e 2 aeronaves de asa fixa (Usina Cofco).

• Jahu – Incêndio em vegetação natural, pastagem e APP, com atuação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Usinas.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.