PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

Curso para encanadoras forma mais 23 mulheres em Araçatuba

Projeto da GS Inima Samar teve início em 2022 e é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade
Da Redação
18/09/2023 às 11h08
As participantes receberam certificado de conclusão do curso (Foto: Divulgação) As participantes receberam certificado de conclusão do curso (Foto: Divulgação)

A GS Inima Samar, concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Araçatuba (SP), formou 23 novas mulheres encanadoras no curso oferecido pelo segundo ano consecutivo, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do município.

 

Com técnicas e orientações para reparos básicos de vazamentos, o treinamento tem como objetivo capacitar as mulheres para identificar vazamentos em casa e realizar reparos como troca de carrapeta de torneiras, de bomba da caixa d’água, consertos rápidos em canos, entre outros.

 

Porém, o curso também possibilita que elas prestem serviços para terceiros, gerando uma fonte extra de renda. Neste ano, a capacitação foi dividida em duas turmas com aulas teóricas e práticas com 4 horas de duração cada. 

 

Visita

 

Segundo a empresa, na primeira etapa as participantes conheceram o processo de tratamento de água em Araçatuba e as estações de tratamento existentes na cidade. Em seguida, foram abordados os tipos de vazamentos que podem ocorrer em uma casa e como identificá-los.

 

Na segunda etapa as alunas tiveram acesso às mais diferentes peças hidráulicas disponíveis no mercado e realizaram a parte prática, com vedamento de roscas, corte de canos e manuseio de ferramentas. Durante o curso elas aprenderam como consertar um cano com vazamento e a identificar uma bomba de caixa d’água com problema.

 

Experiência

 

A aposentada Marlene Rosseto da Silva é uma das novas encanadoras de Araçatuba. Segundo a GS Inima Samar, assim que a aula começou, ela quis saber sobre a técnica de identificar um vazamento com a ajuda de um copo de água. “Quero muito saber se realmente funciona para poder aplicar em casa”, disse. 

 

Assim que o curso terminou e o teste do copo de água deu certo, Marlene estava empolgada. “Superou minhas expectativas. Eu já faço algumas coisas em casa, já instalei aspersores, mas aqui aprendi a técnica certa para algumas situações. Foi muito bom”, comentou.

 

A diarista Susana da Silva esteve atenta durante todo o curso. “Eu estava ansiosa, vim com a ideia de aperfeiçoar o que já sei. Agora quero muito fazer um curso profissionalizante nesta área”, afirmou.

 

Ao final do curso, as participantes receberam certificado e um kit com peças, como lixas, pedaço de cano soldável, luvas, serra, fita veda rosca e cotovelo.

 

Gratuito

 

O curso de Encanador para Mulheres é gratuito e destinado principalmente às mulheres de baixa renda inscritas nos programas sociais da Prefeitura, Estado ou do governo federal.

 

Por isso, o treinamento é realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que faz as inscrições das interessadas nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social), que atendem na periferia da cidade.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.