PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

Cresce a leitura de livros nas unidades prisionais 

Presídio feminino de Tupi Paulista, que recebe presas da região de Araçatuba, tinha 701 mulheres em agosto e emprestou 948 livros
Da Redação
17/10/2023 às 16h53
Foto: Divulgação Foto: Divulgação

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) divulgou nota nesta terça-feira (17), informando que houve um aumento de 3,96% no empréstimo de livros nas salas de Leitura das unidades prisionais, Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Estado de São Paulo.

 

Segundo o que foi divulgado, entre janeiro e agosto foram emprestados 499.777 livros a reeducandos no Estado, contra 480.732 empréstimos realizados no mesmo período do ano passado. A quantidade de livros emprestados neste ano representa cerca de 2,5 livros por reeducando custodiado na SAP.

 

As obras disponíveis para empréstimo nas unidades prisionais abrangem as seguintes áreas de literaturas brasileira e universal, religiosa, filosófica e outros campos do conhecimento humano. 

 

Região

 

Na região compreendida pela Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste), há unidades em que o número de livros emprestados para custodiados no período de um mês, excede o seu total de população carcerária, segundo a SAP.


É o caso da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, que recebe as mulheres presas na região de Araçatuba. Em agosto havia 701 detentas alojadas, sendo que o número de empréstimo de livros no mês, chegou a 948. Mais da metade da população carcerária foi registrada como leitora (450). 

 

No Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto, no mesmo período, a população carcerária era de 125 reeducandas e o total de empréstimos chegou a 288 livros. Já no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Riolândia, mais da metade da população carcerária era formada por leitores em agosto deste ano.

 

Números

 

Os números citados estão de acordo com dados apurados em setembro, compilados pelos Grates com informações dos estabelecimentos prisionais das Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais e com dados dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Coordenadoria de Saúde da SAP. 

 

O levantamento foi feito em função do Dia Nacional da Leitura, celebrado em 12 de outubro. A data foi definida pela Lei Federal 11.899, de 8 de janeiro de 2009, que ainda institui a comemoração da Semana Nacional da Leitura e da Literatura no Brasil. 

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.