A GS Inima Samar, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Araçatuba (SP), lança neste mês de outubro a campanha Consumo Consciente, para alertar a população sobre o consumo excessivo, principalmente neste período de calor intenso.
Segundo a empresa, o consumo médio de água por pessoa na cidade é de 220 litros por dia, o que representa o dobro do que é recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que indica 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene.
Para o diretor-técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira, mesmo em se tratando de uma cidade que sempre registra uma das maiores temperaturas do País, é importante que cada morador se conscientize para que a empresa possa manter a distribuição de água sem interferências.
Preservação
Ele explica que seguindo um dos valores da companhia, que é a sustentabilidade, há o dever de cuidar do ciclo integral da água, preservando para que ela esteja disponível para todos. Diante disso, Caldeira reforça que é fundamental que a população se conscientize e utilize a água com responsabilidade.
Por isso que um dos focos da campanha será a divulgação de dicas para evitar o desperdício dos recursos hídricos. Ainda de acordo com o que foi divulgado, a campanha ocorrerá nas redes sociais da concessionária, por meio de outdoors e anúncios em rádios.
Dicas de uso consciente da água:
1. Feche a torneira enquanto não estiver usando: Enquanto escova os dentes ou lava a louça, feche a torneira para evitar o desperdício.
2. Conserte vazamentos: Verifique regularmente se há vazamentos em torneiras, tubulações e sistemas de encanamento.
3. Reutilize a água: Use a água de lavagem de vegetais ou de enxágue de roupas para regar plantas ou limpar superfícies.
4. Tome banhos mais curtos: Reduza o tempo no chuveiro para economizar água.
5. Coletor de água da chuva: Instale um sistema para coletar água da chuva e utilizá-la para regar plantas ou para fins não potáveis.
"Pequenas mudanças em nossos hábitos diários podem ter um grande impacto na preservação desse recurso tão importante".