PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

Conferência Estadual de Juventude reúne mais mil jovens em Olímpia

Evento foi realizado no Thermas dos Laranjais, com participação de jovens de todas as regiões do Estado
Da Redação
25/11/2023 às 10h28
Encontro aconteceu no Thermas dos Laranjais (Foto: Divulgação) Encontro aconteceu no Thermas dos Laranjais (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da CPJ (Coordenadoria de Políticas para a Juventude) do Estado, promoveu, nos dias 23 e 24 de novembro, a 4.ª Conferência Estadual de Juventude. O evento, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, aconteceu no Parque Aquático Thermas dos Laranjais, com as presenças do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, do secretário-executivo da pasta, Raul Christiano, e do prefeito da cidade, Fernando Cunha.

 

“O Brasil precisa formar lideranças. Esse é o grande mérito desse evento para a juventude paulista. O debate, a discussão, a discordância, as divergências, as críticas positivas e negativas, são importantes num espaço democrático, para formação do senso crítico”, declarou o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto.

 

O prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, também expressou a importância da defesa dos princípios democráticos. “Não se esqueçam de que estamos aqui com total liberdade, não abram mão desse princípio. Quero destacar também a valorização da educação, que vai oferecer oportunidades para que todos tenham seus anseios atendidos. Fundamental conceito para pessoas independentes exercerem seus direitos. O futuro depende de vocês”, afirmou. 

 

Encontro

 

Com o objetivo de discutir e ampliar as políticas públicas de juventude no estado de São Paulo, a conferência reuniu 1200 delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, observadores, convidados e autoridades, em um amplo debate sobre os 12 eixos ligados diretamente à juventude (direitos à educação; trabalho e renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; lazer; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade; segurança pública e acesso à justiça; e o Sistema Nacional de Juventude), além de eleição dos delegados para a etapa nacional, apresentações culturais e espaços de lazer para os participantes. 

 

“Esses eixos são importantes porque envolvem uma série de ações para que o jovem possa opinar, fazer a sua avaliação, apontar caminhos. E os gestores, sejam do Município, do Estado e da União, possam dar vazão a essas demandas e anseios da juventude paulista”, comentou o coordenador da CPJ, Juliano Borges.

 

Cada grupo de trabalho apresentou propostas que serão debatidas em dezembro, na 4.ª Conferência Nacional de Juventude, organizada pela Secretaria Nacional da Juventude.

 

Na ocasião, foram eleitos na plenária geral 121 delegados representantes da sociedade civil e do poder público. Além disso, foram referendados 12 delegados indicados pela sociedade civil e poder público do Conselho Estadual da Juventude e sete delegados indicados pela Comissão Organizadora Estadual. Ao todo foram 140 delegados.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.