Cotidiano

Companhia faz operação para organizar fios de postes em Lins

De janeiro a março deste ano, na cidade foram recolhidas 2,7 toneladas de cabos de empresas que não cumpriram determinação após notificações
Da Redação
17/05/2024 às 19h28
Foto: Ilustração/Divulgação Foto: Ilustração/Divulgação

A CPFL Paulista realizará neste mês de maio, em Lins, mas uma operação para o recolhimento de cabos e fios de telefonia e internet que ficam soltos nos postes, colocando a população em risco. A ação será realizada nos bairros Jardim Bom Viver 1 e 4, no Residencial Manabu Mabe e no Núcleo Habitacional Monsenhor Pasetto.

 

A companhia informa que a ação do tempo ou veículos com alturas maiores que as permitidas pelas leis de trânsito podem arrebentar os fios de energia ou de telefonia. Para evitar cabos soltos pelas ruas, a CPFL Paulista informa que tem feito um trabalho constante para organizar os postes junto às empresas de telecomunicações. Por normas regulamentadas, elas são responsáveis por seus cabos de telefonia.

 

Segundo a empresa, em 2022 foram emitidos cerca de 80 mil notificações às operadoras de telefonia, internet e TV a cabo em sua área de atuação, número qu subiu para 312 mil em 2023.

 

Em Lins, alvo da ação deste mês, no ano passado foram aplicadas mais de 11,7 mil notificações às empresas com irregularidades em seus cabos de telefonia. No período foram recolhidas mais de 5 toneladas de cabos na cidade, de empresas que não cumpriram com a determinação do órgão regulador, após notificações. De janeiro a março deste ano, esse número chega a 2,7 toneladas.

 

"Essa ação vai ao encontro do nosso compromisso com a segurança da população, por isso temos nos esforçado para eliminar cabos soltos ou caídos em toda a nossa área de atuação”, afirma o consultor de relacionamento da CPFL Paulista, Marcus Bueno.

 

Alerta

 

A empresa orienta os clientes ao entrar em contato ao identificarem algum cabo rompido ou caído no chão. O serviço emergencial atende pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).

 

Ao tomar ciência de irregularidades na rede de telecomunicações, que trazem risco a população e a rede elétrica, a CPFL faz a correção em caráter emergencial. Além disso, notifica as empresas de telecomunicação para que regularizem a situação de seus ativos conforme determina a Resolução Conjunta nº 004/2014-ANEEL/ANATEL e Resolução Normativa Aneel Nº 1.044/2022.

 

Os cabos de energia elétrica, de responsabilidade da CPFL Paulista, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicações e jamais enrolados ou pendurados nos postes.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.