A Viterra Bioenergia divulgou nota no final da tarde desta terça-feira (10) informando que boa parte do incêndio no estoque de biomassa, que é o bagaço da cana, na unidade Nova Unialco, em Guararapes (SP), já havia sido controlada.
O fogo teve início no final da manhã e, de acordo com a empresa, não há registro de vítimas. Por precaução e segurança dos colaboradores, as operações na unidade foram paralisadas imediatamente e a usina foi evacuada.
Segundo o que foi informado, o combate às chamas envolveu o Corpo de Bombeiros, a Brigada de Emergência com os caminhões-pipa e veículos de intervenção rápida da Viterra e de outras usinas da região, participantes do PAM (Plano de Auxílio Mútuo). A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Ambiental e Defesa Civil.
Andamento
Na nota, a empresa informou que apesar de boa parte do fogo ter sido controlada, a ocorrência seguia em andamento no final da tarde, devido à queima do bagaço ser lenta.
"A Viterra ressalta que não pratica queima de cana, sendo sua colheita 100% mecanizada, e que cumpre a legislação vigente, inclusive as diretrizes do Protocolo Agroambiental – Etanol Mais Verde, que determina a eliminação do uso do fogo na colheita de cana no Estado de São Paulo", informa a nota.
A empresa informa que possui um canal de comunicação próprio, que pode ser utilizado por qualquer pessoa que presencie incidentes de fogo em canaviais em Guararapes e região. O telefone é (18) 3606-8907.