Cotidiano

Com 3 toneladas de alimentos arrecadados, Sesc Mesa Brasil entra em funcionamento em Araçatuba

Cidade é a primeira do Brasil que não tem uma unidade do Sesc a receber o programa, lançado oficialmente nesta quinta-feira
Lázaro Jr.
09/10/2025 às 17h37
Programa foi lançado nesta quinta-feira (Foto: Lázaro Jr.) Programa foi lançado nesta quinta-feira (Foto: Lázaro Jr.)

Foi lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (9), o programa Sesc Mesa Brasil em Araçatuba (SP). É a primeira vez que uma cidade que não possui uma unidade do Sesc recebe o programa, que tem como função o combate à fome e ao desperdício.

 

O lançamento aconteceu durante um café da manhã na biblioteca municipal Rubens do Amaral, com a presença de várias autoridades. Em Araçatuba não haverá um banco de alimentos. O projeto funciona com um caminhão fazendo a coleta nos pontos cadastrados e a distribuição às entidades atendidas é feita no mesmo dia.

 

De início, o programa conta com 20 parceiros doadores cadastrados, a maioria supermercados, mas também há produtores rurais. Tudo o que é arrecadado é distribuído para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Até agora, há 14 entidades cadastradas, de acordo com o que foi divulgado.

 

3 toneladas

 

Durante a apresentação do projeto, a gerente do Sesc Birigui, Andressa Gois, revelou que apesar de o programa passar a operar oficialmente nesta sexta-feira (9), desde 30 de setembro a entidade já vinha recolhendo alimentos dos parceiros.

 

Ainda de acordo com ela, nesse período já foram arrecadadas mais de três toneladas de alimentos e tudo o que foi arrecadado foi distribuído para as entidades cadastradas.

 

O principal parceiro é a Apas (Associação Paulista de Supermercados), que doou ao programa o excedente da feira da Apas Experience, promovida na última terça-feira (7), que somou cerca de uma tonelada de alimentos e milhares de pães.

 

Durante o encontro, Andressa revelou que em uma das entidades atendidas com os alimentos arrecadados, o Sesc foi informado que havia arroz para fazer a refeição para os atendidos apenas para mais dois dias.

 

Com o que foi recebido do Mesa Brasil, foi garantida a alimentação para o mês, segundo o que foi informado. “Nós entregamos para as 14 instituições esse café da manhã e as refeições desta semana, então tem um gostinho especial”, comentou.

 

Investimentos

 

A Fecomercio (Federação do Comércio do Estado) foi representada no evento pelo conselheiro do Sesc, Sérgio Vanderlei, que comentou que Araçatuba é a primeira cidade que não tem unidade do Sesc a receber o Mesa Brasil e que o projeto servirá de modelo.

 

Porém, ele afirmou que pelas entidades envolvidas, tem certeza que vai dar certo. “É emocionante ver o comprometimento que a sociedade de Araçatuba e região está tendo com esse programa, porque o tempero desse programa é prático, e pegar a comida e levar, mas se não tiver o amor e o envolvimento, ele não vai ter sucesso”, declarou.

 

Vanderlei, que enalteceu o trabalho realizado pelo presidente do Sincomércio de Araçatuba, Gener Silva, afirmou que é importante que o projeto dê certo na cidade, que está na segunda região mais pobre do Estado e há muita gente que precisa do apoio do programa.

 

“Nós estamos lutando por uma sociedade mais justa, mais igualitária. Nós não vamos medir esforços, o Sesc não medirá investimentos, pode ter certeza disso, o que precisar de investimento o Sesc irá fazer, é o nosso compromisso aqui”, afirmou.

 

Parceria

 

Apesar de o Mesa Brasil ser implantado agora, as tratativas para que o programa viesse para Araçatuba tiveram início em janeiro. A vice-prefeita Nice Zucon (PL), que representou a Prefeitura no evento, comentou que o projeto era uma das propostas do plano de governo da atual administração municipal e destacou a união de esforços para chegar a esse resultado.

 

“Fico muito feliz que hoje Araçatuba pode contar com essa magnitude” , disse, destacando o trabalho de todos os que participam desde o processo de produção dos alimentos, até eles chegarem às mesas das famílias atendidas pelo programa. “Araçatuba hoje deixa uma marca para todos os munícipes, pois sabemos da quantidade de pessoas que passam fome”, concluiu.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.