Clientes do Banco Itaú de Araçatuba (SP) procuraram a reportagem para reclamar da demora no atendimento nas agências do banco na cidade. Um dos clientes informou que recebe o benefício do INSS no Itaú e teve muita dificuldade ao procurar a agência, na segunda-feira (7).
De acordo com ele, desde a semana passada o banco está superlotado, pois o Itaú teria assumido os pagamentos dos clientes do Banco Mercantil. "Eles não conseguem resolver de forma virtual, precisa ir lá pessoalmente. Eu criei conta, mas dizem que não dá pra fazer via remota", informou.
Ainda de acordo com ele, a situação seria a mesma nas agências da rua Marcílio Dias e da rua Luiz Pereira Barreto. E contou ainda que após esperar, não foi atendido, pois foi informado que estava na agência errada, já que foi feita um divisão pelas iniciais dos nomes dos beneficiários. "De A até M o atendimento é no centro e de N a Z, na Marcílio Dias. Meu nome começa com A, então estava na agência 'errada'", contou.
Extrato
Outra cliente do banco informou à reportagem que precisou do atendimento presencial para pegar um extrato bancário de data anterior a 90 dias, serviço que não é oferecido no caixa eletrônico.
Ela esteve na agência do Centro e disse que teve que aguardar cerca de uma hora na parte externa até retirar a senha para atendimento. E depois que entrou na agência, levou mais cerca de uma hora para ser atendida.
Plano de contingência
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Itaú Unibanco, que emitiu nota lamentando o transtorno causado e informando que antecipou em duas horas o início do atendimento para atender a demanda.
"Em razão de um aumento significativo no fluxo de clientes, oriundos do encerramento de agências de outras instituições financeiras, o banco implantou um plano de contingência, iniciando às atividades duas horas mais cedo, com a abertura da agência às 9h da manhã, além de aumentar o número de agentes de atendimento e o número de assentos", informa a nota.
Essa alteração refere-se à agência da rua Marcílio Dias, mas o banco informa que a unidade na Luiz Pereira Barreto os clientes estão sendo orientados sobre a melhor opção.
Prefeitura
A reportagem também pediu informações à Prefeitura, que informou que uma equipe de fiscalização esteve na agência na segunda-feira e notificou o banco para cumprir o tempo de no máximo 30 minutos de espera para atendimento no caixa, conforme previsto em lei municipal.
"É importante ressaltar que a lei municipal se refere à demora de atendimento no caixa, não contemplando caixa eletrônico ou gerência", informa a nota.