A Clealco anunciou nesta sexta-feira (13), que está oferecendo recompensa de R$ 10 mil para quem enviar informações relevantes que ajudem a identificar, de forma efetiva, os responsáveis por incêndios criminosos em canaviais e áreas florestais nas regiões de Clementina, Queiroz e Penápolis, onde estão localizadas suas unidades.
Em nota, o Grupo reitera que não realiza queimadas em canaviais, sendo totalmente contra a prática de qualquer tipo de incêndio. “Alinhada aos seus valores e forte compromisso com a preservação ambiental, a empresa busca combater as queimadas ilegais e proteger os recursos naturais nas regiões onde atua” , informa.
Recompensa
A Clealco reforça que a recompensa será concedida a quem fornecer evidências incontestáveis e suficientes para que haja uma investigação criminal pelas autoridades competentes.
Serão aceitas como provas do ato criminoso fotos, vídeos, dados do veículo e a localização da área incendiada, desde que possibilitem a aplicação de medidas cabíveis, como a prisão em flagrante ou o indiciamento do(s) suspeito(s).
As informações devem ser enviadas para o telefone (18) 9709-0792 , e os dados do denunciante serão mantidos em absoluto sigilo.
“Neste período crítico de estiagem, altas temperaturas e ventos fortes, as chamas se espalham rapidamente pela vegetação, tornando as ações de combate um grande desafio, levando em conta ainda que os focos de incêndio são registrados em diferentes áreas e ao mesmo tempo”, alerta.
Queimadas
Segundo o que foi informado, entre os meses de agosto e setembro, o COA (Centro de Operações Agroindustriais da Clealco) registrou 76 ocorrências de queimadas nas regiões onde o Grupo atua.
Elas foram combatidas pela Brigada Agrícola da Companhia, que tem treinamentos específicos para agir de forma estratégica e segura, conjuntamente com apoio de caminhões-pipa de prefeituras e empresas que fazem parte do PAM (Plano de Auxílio Mútuo).
Os números mostram que esse tipo de ocorrência segue tendência de aumento, pois foram 38 registradas em agosto e as outras 38 somente nos primeiros dias de setembro. “Na Clealco, os indicadores climáticos são acompanhados pelo COA, que emite alertas para que as áreas operacionais adotem medidas preventivas, visado sempre a segurança dos colaboradores”, finaliza a nota.