Cotidiano

Chuva causa estragos em casas no bairro Umuarama e preocupa moradores

Problema aconteceu na noite do último sábado, mas alagamentos na via seriam constantes; Defesa Civil Municipal já visitou imóveis
Lázaro Jr.
04/02/2025 às 15h48

A chuva que caiu em Araçatuba (SP) na noite do último sábado (1), causou transtornos para os moradores em duas residências na rua Renato Prado, no bairro Umuarama. Ainda no domingo (2) a reportagem foi procurada pela moradora em uma das residências afetadas.

 

Ela contou que devido à lama que invadiu a residência, acabou perdendo a geladeira, além do muro do fundo e um muro lateral terem sido danificados. Já na casa ao lado foi danificado um colchão e o piso, que havia sido instalado recentemente.

 

Ainda na noite de sábado, outra moradora na rua Renato Prado entrou em contato para pedir ajuda com relação ao alagamento da via. Ela inclusive enviou fotos da rua tomada pela água e informou que essa situação seria comum em dias de chuva forte.

 

“Faz nove anos que moro aqui e sempre é assim. Já tentamos falar com vereadores e nada. As casas alagam, acontecem acidentes, mas é sempre assim, a gente reclama, tenta que alguém resolva e nada acontece”, comentou.

 

Vistoria

 

Na tarde de segunda-feira a Defesa Civil Municipal enviou equipe para fazer vistoria nas residências que sofreram danos após as fortes chuvas que caíram na cidade no final de semana. De acordo com a assessoria de imprensa, relatório aponta que o volume de água rompeu parcialmente um muro de arrimo que separa as residências com os imóveis do fundo, que fazem frente com a rua Álvaro da Fonseca.

 

“O laudo aponta que a falta de calçamento adequado na rua Álvaro da Fonseca contribuiu para o escoamento desordenado da água, agravando o problema”, informa nota divulgada à imprensa. Ainda de acordo com o que foi informado, foi identificada uma inclinação no muro remanescente, com risco de novos deslizamentos em caso de chuvas intensas, como a ocorrida no último sábado.

 

Providências

 

Segundo a nota, apesar dos danos e da lama ter invadido as duas residências, não houve feridos, as estruturas dos imóveis não foram danificadas e não será necessária a remoção das famílias. Também em nota, o diretor da Defesa Civil, Eduardo Cardozo, comenta que a situação exige uma resposta rápida e os órgãos responsáveis foram acionados para as medidas cabíveis.

 

A Prefeitura informa que a Defesa Civil recomendou uma avaliação urgente por parte da Secretaria de Obras e de Planejamento Urbano e Habitação e o laudo referente ao caso foi entregue às pastas e à Defesa Civil do Estado.

 

Ainda de acordo com o município, a partir do laudo elaborado pela Defesa Civil será realizado um estudo sobre a drenagem da água da chuva nessa região. Atualmente não há projeto nesse sentido.

 

Aguardando

 

A moradora na residência que teve os muros danificados pela chuva informou que protocolou pedido no Atende Fácil pedindo intervenção da Prefeitura. De acordo com ela, equipe da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) esteve no local nesta terça-feira (4), mas após avaliação, informou que no momento não é possível utilizar maquinário para fazer os reparos, devido ao terreno estar muito úmido.

 

Ela teme que nova chuva possa causar ainda mais estragos no imóvel, já que o terreno teria cedido mais um pouco desde o alagamento ocorrido no sábado. “Passei a noite sem dormir, com medo de a água entrar novamente em casa”, contou, em função da chuva que caiu nessa madrugada.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.