Cotidiano

Chuva causa danos e alagamentos em Penápolis

Segundo o Daep, em aproximadamente duas horas foram registrados 110 milímetros de chuva na cidade
Lázaro Jr.
19/11/2023 às 23h19

A chuva que caiu neste domingo (19) na região, causou estragos e alagamentos em Penápolis (SP), onde de acordo com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), foram 110 milímetros de chuva em pouco mais de 2 horas.

 

Segundo o que foi informado, a chuva começou por volta das 14h e prosseguiu até pouco depois das 16h. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram as ruas alagadas nas imediações do córrego Maria Chica, que corta a cidade.

 

Nesse trecho, que fica perto da rodoviária, o Corpo de Bombeiros foi acionado e precisou fazer o resgate de ocupantes de um carro que ficou ilhado no meio da água na rua Amazonas. Segundo a corporação, um casal de idosos que estava no veículo foi resgatado.

 

Árvores

 

Os bombeiros também tiveram trabalho para desobstruir vias que tiveram o trânsito prejudicado em função de danos causados pelo vento em árvores. Foram mais de dez chamados do tipo e a última viatura retornou para a base pouco antes das 23h.

 

Há um vídeo que mostra várias árvores danificadas em uma praça no bairro Jardim Del Rey, que já estava sendo decorada para receber os visitantes que anualmente vão apreciar a decoração de Natal. Nessa praça, é possível ver uma árvore que foi arrancada pela raiz.

 

Intervenções

 

Já no período da noite foi feita uma postagem nas redes sociais da Prefeitura de Penápolis, informando que a Defesa Civil municipal, a pedido do prefeito Caique Rossi (PSD), sinalizou as vias que tiveram danos e precisaram ser interditadas em função de estragos causados pela forte chuva deste domingo.

 

O próprio prefeito fez uma publicação nas redes sociais dele, informando que todos estavam conscientes da possibilidade de uma tempestade atingir o Estado e que na cidade, houve apenas danos materiais.

 

“Lamentamos as perdas de vidas e prejuízos graves que aconteceram em algumas cidades. A título de prestação de contas a todos nós penapolenses, informo que felizmente, tivemos apenas quedas de árvores e alguns prejuízos na nossa malha asfáltica, composta em torno de 350 km”, informa na nota 

 

Força-tarefa

 

Ainda de acordo com Caíque, além da sinalização feita já neste domingo, a partir das 7h de segunda-feira (20), será feita uma força-tarefa para limpar os pontos com quedas de árvores e bueiros que foram entupidos.

 

“Como tudo na vida, temos ações a serem realizadas a curto, a médio e a longo prazo, mas saibam que continuaremos trabalhando muito para resolvermos os problemas causados pela chuva ou qualquer outra necessidade. Unidos continuaremos vencendo!”, finalizou o prefeito.

 

Previsão

 

Segundo o meteorologista André Mendonça Decco, do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas) da Unesp de Bauru, entre segunda e terça-feira um sistema frontal deve ficar entre São Paulo e Minas Gerais, podendo ocasionar chuvas e trovoadas, de curta duração, na parte do Estado onde está a região de Araçatuba.

 

Já entre quarta e sexta-feira, uma nova frente fria é esperada com chuvas de intensidades moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas em todo Estado.

 

O site Climatempo prevê 90% de probabilidade de chuva em Araçatuba nesta segunda, com a possibilidade de chover até 40 milímetros. Na terça a probabilidade cai para 80% e o volume previsto é de até 10 milímetros.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.