A reportagem participou nesta quinta-feira (20), do lançamento da nova aeronave temática da GOL em parceria com a MSP (Mauricio de Souza Produções), que tem o Chico Bento como personagem. O evento aconteceu no Centro de Manutenção de Aeronaves da Gol, em Confins (MG), com a presença de executivos da empresa e também da Mônica, da Magali e do Marcelinho, filhos de Mauricio de Sousa, idealizador dos personagens em quadrinhos.
A aeronave temática foi apresentada para jornalistas, parceiros, clientes, spotters e influenciadores, que participarão do voo inaugural na manhã desta sexta-feira (21) para Congonhas (CGH), com pouso previsto para às 10h45. Em Confins, a concessionária BH Airport vai colaborar com a organização e segurança da ativação no portão de embarque.
A aeronave estilizada é o Boeing 737-800, prefixo PR-GUJ, que foi totalmente adesivado interna e externamente para encantar os clientes que são fãs do Chico Bento e seus amigos. Rosinha, Zé Lelé, Nhô Lau e outros personagens ganharam destaque em artes inéditas criadas exclusivamente pela MSP.
Segundo o que foi divulgado, o projeto envolveu mais de 35 colaboradores das áreas de Marketing, Pintura, Engenharia de Estruturas e Oficina de Comunicação Visual, que se dedicaram para tornar a viagem mais prazerosa, “igual uma prosa na casa da avó”. O resultado é uma aeronave cheia de surpresas que adultos e crianças irão se divertir descobrindo, assim como a reportagem se divertiu ao visitar o hangar onde ela foi apresentada.
Democratização
Com o mote despretensioso – e ousado - “Conectando ocê aos cantinhos do Brasir e do mundo”, a proposta da companhia é proporcionar mais conexões e claro, faz jus ao sotaque do personagem. A GOL explica que desde sua criação, em 1961, Chico Bento se tornou símbolo da sabedoria popular no interior do Brasil e reflexo de uma criança que sabe aproveitar o simples da vida.
Isso se encaixa perfeitamente no propósito da GOL, de democratizar o transporte no país conectando cidades, hábitos, culturas e pessoas do Brasil e do mundo. Atualmente a Companhia atende 78 cidades da malha doméstica e internacional, sendo 65 destinos domésticos, que inclui Araçatuba (SP), e 13 destinos internacionais.
Ainda nessa linha, o CEO da GOL, Celso Ferrer, explica que essa nova aeronave do Chico representa o princípio mais valioso da Companhia: ser uma empresa para Todos. “Isso porque há 23 anos acreditamos que o turismo transforma as pessoas e voar, portanto, é uma experiência mágica”, comenta. Ele acrescentando que a parceria com a MSP, que compartilha do mesmo pensamento, é uma honra para a GOL.
O mió da roça pro mundo
Nesse intuito de levar o "mió da roça pro mundo", a nova aeronave da GOL apresenta elementos da fauna e flora brasileira na parte externa. Isso, segundo o que foi divulgado, representa o carinho do Chico Bento com a natureza e a preocupação da Companhia em desenvolver ações sustentáveis. Um exemplo, ainda de acordo com o que foi informado, é a recente adesão ao Pacto Global da ONU, que reforça o compromisso da GOL com a diversidade e inclusão.
Diretora executiva do Departamento Comercial da MSP, Mônica Sousa, comenta que o Chico Bento segue reforçando a mensagem da preservação ambiental para mais de quatro gerações, atingindo crianças, jovens e adultos, tanto que ele foi nomeado o embaixador oficial do WWF-Brasil.
"Estamos muito felizes por vê-lo ganhar os ares nesta bonita homenagem. É um imenso orgulho para nós da MSP fazer essa conexão da Vila Abobrinha com as diversas cidades do País por meio da aviação para unir educação, diversidade, inclusão, turismo e negócios em uma nova parceria com a GOL, empresa que assim como nós, é totalmente nacional e que tem um laço forte com o Brasil e com os brasileiros” , explica.
“Aeronave mais personalizada da história”
O CEO da GOL, Celso Ferrer, participou do lançamento da nova aeronave temática (Foto: Lázaro Jr.)
O CEO da GOL, Celso Ferrer, participou do lançamento da nova aeronave temática (Foto: Lázaro Jr.)
Durante a apresentação do novo avião temático da GOL, o CEO da Companhia, Celso Ferrer, informou que essa é a aeronave mais personalizada da história até hoje. O processo durou 15 dias, sendo: 5 dias de pintura, 4 dias de adesivagem externa, 4 dias de adesivagem interna e 2 dias de preparação da aeronave no geral e acabamento.
Esse adesivo na fuselagem é totalmente decorado e há ainda, uma imagem do Chico Bento pintado na empenagem vertical e nos winglets. Segundo o que foi informado, esse adesivo externo pesa em torno de 110 kg e tem duração em média de 18 meses.
Já na customização interna, a turma do Chico Bento está literalmente levando o melhor da roça para dentro do avião. A aeronave possui adesivagem em diversos pontos, como bagageiro, mesinhas, trolley e até o teto. “De forma bem-humorada, os passageiros vão perceber os elementos espalhados no intuito de apresentar a cultura da famosa Vila Abobrinha, onde mora o Chico e sua turma”, informa a GOL.
Projeto
A concepção da ideia do projeto foi realizada em parceria entre MSP, GOL e Innova AATB, agência de comunicação responsável pela conexão entre as empresas há cerca de um ano, quando houve o lançamento do avião temático em comemoração aos 60 anos da Mônica.
Nesta ação do Chico Bento, a GOL contou ainda com parceiros exclusivos que embarcaram no projeto oferecendo seus produtos licenciados, como a Panini, que distribuiu diversos exemplares de quadrinhos do Chico Bento para os passageiros no voo inaugural, além da Doces Brasil, Santa Helena e Plaza.
Para a vice-presidente da GOL e CEO da Smiles, Carla Fonseca, a parceria com a MSP reflete a escolha do Grupo GOL em seguir investindo em patrocínios e ativações voltados à promoção da cultura e da brasilidade, sempre na busca de oferecer aos clientes experiências inesquecíveis. “Afinal voar é tão prazeroso como se entreter com os personagens criados pelo genial Mauricio de Sousa”, declara.
Desconto
Por fim, a GOL informa que afim de criar essa conexão do personagem do Chico Bento, que vivencia novas experiências tanto na roça como na "cidade grande" – irá oferecer um desconto de 15% válido para mercados selecionados.
Eles podem ser ativados com o cupom GOIABEIRAS, tanto domésticos quanto internacionais. A ação é válida de 24 a 30 de junho.