Cotidiano

CCZ de Araçatuba recolhe 279 pets em 9 meses

No período foram atendidas 445 denúncias de maus-tratos a animais, sendo 180 cães e 117 gatos
Da Redação
28/10/2025 às 15h19
Atualmente há dez cães adultos e seis filhotes, além de uma gata para adoção no CCZ (Foto: Divulgação) Atualmente há dez cães adultos e seis filhotes, além de uma gata para adoção no CCZ (Foto: Divulgação)

De janeiro a setembro deste ano, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Araçatuba (SP) atendeu 445 denúncias de maus-tratos contra animais, envolvendo 297 pets, sendo 180 cães e 117 gatos. No mesmo período, 279 animais foram recolhidos, sendo 223 cães e 56 gatos vítimas de maus-tratos ou abandono.

 

Ao serem acolhidos, esses animais passam por avaliação veterinária, são vacinados e vermifugados. Eles ainda são castrados em parceria com a Clínica Meu Pet e ficam aptos para adoção, sendo mantidos em baias na sede do órgão, recebendo cuidados da equipe do setor.

 

As feiras de adoção realizadas pelo CCZ nos primeiros noves meses deste ano possibilitaram que 250 animais encontrassem um novo lar. Atualmente, há 17 pets para doação, sendo dez cães adultos e seis filhotes, além de uma gata.

 

Responsabilidade

 

Em nota, a dirigente do CCZ, Rute Mara Floriano Paulino, reforça que a adoção é um compromisso de longo prazo, que exige amor, cuidados e atenção diária. “A partir do momento que a pessoa tem a posse de um animal, fica responsável por cuidar corretamente da saúde e alimentação do seu animalzinho de estimação”, explica.

 

Ela informa que as equipes atendem todos os registros de maus-tratos, mas em muitos casos, a denúncia não procede. Em algumas situações, o tutor foi apenas advertido e orientado e o órgão precisou do apoio da Guarda Municipal em sete ocorrências no período.  

 

O crime de maus-tratos contra cães e gatos está previsto na lei 9.605/1998 e prevê prisão de 2 a 5 anos e multa, em caso de condenação.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.