A carreta do programa Mulheres de Peito realizou 540 exames gratuitos de mamografia em Araçatuba entre os dias 25 de junho e 5 de julho. O número superou a estimativa inicial da organização. A unidade móvel ficou estacionada na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, e atendeu por demanda espontânea.
Mulheres de 50 a 69 anos puderam fazer o exame apenas com documento com foto e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Pacientes de 35 a 49 anos e acima dos 70 também foram atendidas, mediante apresentação de pedido médico.
Resultados e acompanhamento
As imagens capturadas no mamógrafo foram entregues logo após a realização do exame. O laudo é disponibilizado em até 48 horas, podendo ser acessado on-line com login e senha fornecidos no atendimento.
Em caso de alterações, a paciente será acompanhada pela rede básica de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e encaminhada para exames complementares e tratamento, se necessário, na rede Hebe Camargo, referência no município.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, destacou a importância da ação. “A mamografia é fundamental para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que salva vidas. As mulheres também podem procurar a UBS ( Unidade Básica de Saúde) mais próxima para solicitar o exame” , afirmou.
Parceria e mobilização
A vinda da carreta a Araçatuba é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Saúde. A articulação para o envio da unidade foi feita pelo pastor Esdras Santana, com apoio do deputado estadual Oseias de Madureira.
Na última quinta-feira (3), o prefeito Lucas Zanatta e a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, estiveram na Praça Rui Barbosa para recepcionar o deputado. Também participaram da visita a presidente do Fundo Social, Lenice Freitas, e o pastor Esdras.
“Foi uma grande honra recebermos o deputado estadual Oseias de Madureira, que proporcionou exames de prevenção a centenas de mulheres. Os atendimentos ultrapassaram a previsão inicial, e isso é motivo de grande alegria” , afirmou Priscila.