Cotidiano

Carreta de mamografia inicia atendimento em Araçatuba nesta terça

Unidade móvel está instalada na praça Rui Barbosa, na região central da cidade; serão realizados 50 exames por dia
Lázaro Jr.
23/06/2025 às 20h19
A unidade móvel está instalada na praça Rui Barbosa, na região central da cidade (Foto: Divulgação) A unidade móvel está instalada na praça Rui Barbosa, na região central da cidade (Foto: Divulgação)

A carreta do programa Mulheres de Peito, do governo do Estado, começa a fazer exames de mamografia gratuitamente em mulheres do de Araçatuba nesta terça-feira (24). A unidade móvel está instalada na praça Rui Barbosa, na região central da cidade. 

 

Para fazer o exame, mulheres de 50 a 69 anos precisam levar apenas um documento de identidade com foto e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), enquanto as de 35 a 49 anos e acima de 70 anos, devem apresentar pedido médico, RG e cartão SUS.  

 

O serviço estará disponível  no município até 5 de julho e os atendimentos serão mediante distribuição de senhas no período da manhã. Serão 50 exames de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e 25 aos sábados, quando o atendimento é feito das 8h às 12h.

 

Segundo a Prefeitura, a vinda da carreta para Araçatuba foi articulada pelo pastor Esdras Santana, da Assembleia de Deus Madureira, com apoio do deputado estadual Oseias de Madureira. A iniciativa tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Exames

 

As imagens capturadas no mamógrafo serão entregues imediatamente após o exame. Já o laudo será disponibilizado em até 48 horas e poderá ser acessado no site do programa Mulheres de Peito, por meio de login e senha informada durante o atendimento. 

 

Em caso de alteração, as pacientes serão contatadas e acompanhadas pela atenção básica da cidade. Se necessário, a mulher receberá encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento na rede Hebe Camargo, serviço de referência do município.   

 

Prevenção

 

Em nota, o secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, explica que a mamografia é o exame mais importante para a detecção precoce do câncer de mama, uma vez que ajuda a identificar nódulos que podem ser imperceptíveis no autoexame das mamas. “Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura”, afirma.

 

Com o programa Mulheres de Peito, o governo do Estado quer ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS. A unidade móvel é equipada com tecnologia digital e conta com uma equipe multidisciplinar formada por técnicos em radiologia e agente administrativo.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.