PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Cotidiano

Campanha alerta para riscos do descarte irregular de objetos sólidos na rede de esgoto

Em 2023 foram mais de 2 mil desobstruções em redes e ramais de esgoto de Araçatuba; bairros Umuarama, Alvorada, Jussara e Atlântico registraram maior número de ocorrências
Da Redação
26/01/2024 às 11h00

A GS Inima Samar, empresa responsável pelo abastecimento de água e saneamento básico em Araçatuba (SP), está lançando uma nova etapa da campanha anual “Esgoto não é lixeira”, para chamar a atenção da população sobre os riscos de se jogar objetos sólidos na rede de esgoto.

 

De acordo com a concessionária, em 2023 foram realizadas 2.059 desobstruções em redes e ramais de esgoto na cidade, retirando grandes volumes de papel higiênico, preservativos, cabelo, óleo de cozinha, restos de alimentos e até madeira e restos de construção. Os bairros com maior número de desobstruções foram Umuarama, Alvorada, Jussara e Atlântico.

 

Segundo a GS Inima Samar, Araçatuba tem mais de 970 quilômetros de redes de esgoto, que não foram projetados para receber materiais sólidos. Por isso, quando ocorre o descarte irregular desses objetos, ocorrem as obstruções de rede.

 

Assim, os pedidos de desobstrução aumentam consideravelmente nesta época do ano, quando ocorrem chuvas frequentes, elevando o volume de água, causando transtornos em diversos pontos da cidade. 

 

Ligação cruzada

 

O problema é agravado nos casos de ligação cruzada, que ocorre nos imóveis onde a água da chuva é direcionada para o ramal do esgoto. “O grande volume de água da chuva provoca extravasamento, deslocamento das tampas dos poços de visitas, retorno de esgoto nas casas e mau cheiro”, informa nota da GS Inima Samar.

 

Há ainda os problemas causados pelo descarte irregular de óleo de cozinha na rede de esgoto. Nesse caso, o produto provoca incrustações na rede, que impedem a passagem do esgoto, além de prejudicar o meio ambiente.

 

Campanha

 

Para chamar a atenção da população, neste ano as peças da campanha publicitária trazem um vaso sanitário que se recusa a receber papel higiênico, cabelo, preservativos e absorventes, itens que entopem a rede de esgoto e causam obstruções. 

 

Segundo o que foi divulgado, elas serão exibidas em outdoors instalados em diversos pontos da cidade, portais de notícias e jornais de Araçatuba, além das redes sociais e no site da GS Inima Samar.

 

O diretor-técnico da concessionária, Eduardo Caldeira, explica que a forma lúdica utilizada para tratar do tema visa chamar a atenção de crianças e adultos, para que não joguem nada sólido no vaso sanitário, na pia da cozinha e na rede de esgoto em geral. 

 

“Nossas tubulações foram construídas para receber apenas dejetos líquidos. Tudo o que não for neste estado pode obstruir a passagem do esgoto e causar extravasamento”, reforça.

 

Pioneirismo

 

A empresa informa que Araçatuba é considerada uma das cidades mais saneadas do Brasil, com 99% do esgoto produzido em mais de 80 mil imóveis sendo coletado.

 

Todo esse esgoto é destinado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Baguaçu, onde passa por complexo tratamento e é 100% tratado antes de ser lançado em forma de água limpa no ribeirão Baguaçu.

 

Lodo

 

A GS Inima Samar acrescenta que além de tratar o esgoto dentro dos parâmetros exigidos pela legislação brasileira, Araçatuba se tornou a primeira cidade brasileira a construir um secador para o lodo proveniente do processo de tratamento de esgoto.

 

Esse projeto reduziu drasticamente o volume de resíduo que era transportado para o aterro sanitário de Araçatuba, que passou de 5.300 toneladas/ano em 2020 para uma média de 1.300 toneladas atualmente.

 

A iniciativa também reduziu em 83% no número de viagens de caminhão para transportar os resíduos do tratamento de esgoto e o aterro sanitário. 

 

Segundo a GS Inima Samar, em breve deverá ser colocada em prática a última etapa do projeto, que é destinar o lodo resultante do tratamento de esgoto para ser utilizado na agricultura, fechando o ciclo de economia circular.

PREFEITURA DE ARAÇATUBA - IPTU
Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2024 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.