O Unisalesiano de Araçatuba (SP), em parceria com o Clube da Árvore e com a Prefeitura, realizou neste domingo (21), Dia da Árvore, o plantio de 150 mudas de árvores nativas em uma APP (Área de Preservação Permanente) no fundo do campus.
A ação também marca os 20 anos de fundação do Clube da Árvore e recorda os 10 anos da Encíclica “Laudato Si”, do Papa Francisco, que convida a todos a cuidar de nossa “Casa Comum”.
A reportagem acompanhou o plantio, que teve a presença de várias equipes de escoteiros da cidade, com a participação de dezenas de crianças. De acordo com o que foi divulgado, o plantio foi feito nesta área por facilitar o acompanhamento e manutenção.
Além disso, espera-se que com o crescimento dessas árvores, ocorram vários benefícios para o local, que abriga um riacho, aves e animais de pequeno porte.
Parceria
Ainda de acordo com o que foi divulgado, as mudas foram disponibilizadas pelo Unisalesiano em parceria com a Prefeitura, enquanto o Clube da Árvore colaborou na condução técnica e no acompanhamento do plantio.
Para a presidente do Clube da Árvore, Sandra Regina da Mota, a ação representa não apenas a celebração dos 20 anos da instituição, mas também um compromisso coletivo com a sustentabilidade e o futuro da cidade.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Fernando Marques, prestigiou o plantio e parabenizou os organizadores pela iniciativa.
Consciência ambiental
O pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do Unisalesiano, Prof. André Ornellas, também esteve presente. Ele destaca que com esse plantio, a instituição está cultivando consciência ambiental e fortalecendo o vínculo da universidade com a comunidade. “Acreditamos que ações como esta contribuem para formar cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do nosso planeta”, comenta.
O ato foi conduzido pelo reitor do Unisalesiano, padre Paulo Vendrame, que destacou que o local onde as mudas irão crescer é ambiente salesiano, formador de novas gerações de cidadãos, cuidadores da vida.