O Exército Brasileiro batizou com o nome de Araçatuba, uma nova Viatura Blindada de Transporte de Pessoal, Média Sobre Rodas Guarani, em cerimônia realizada na tarde de quinta-feira (31), na frente da Prefeitura de Araçatuba (SP).
O ato simbólico teve a presença do comandante do 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado, tenente-coronel Wagner Peres Leite, e coube ao prefeito Lucas Zanatta (PL) quebrar uma garrafa de espumante na lateral do veículo, marcando o batismo.
Segundo o que foi divulgado, a escolha do nome é uma homenagem à cidade e à população araçatubense, que sempre demonstraram respeito e apoio ao Exército Brasileiro.
Viatura
A viatura blindada foi desenvolvida com tecnologia nacional e equipada para garantir mobilidade, proteção e eficiência às tropas da infantaria mecanizada.
De acordo com o que foi divulgado, ela tem capacidade para transportar até 11 militares, tração 6x6 e sistemas de comunicação e armamento de última geração. “O Guarani é um símbolo da modernização da Força Terrestre e da capacidade de defesa do Brasil”, informa nota divulgada à imprensa.
Orgulho
Ao batizar a viatura durante a cerimônia, o prefeito fez questão de reforçar o patriotismo. “Somos patriotas! Temos orgulho de nosso País, de nossa bandeira, de nosso Exército. E a melhor maneira de ser patriota é ser municipalista”, declarou.
Zanatta acrescentou: “Pois na cidade que estão nossos cidadãos, nossas estruturas. Assim, com essa visão, é que recebemos com muita alegria essa homenagem de ter esse blindado Guarani batizado com o nome de Araçatuba”.
O comandante do 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado comentou que apesar de singela, a homenagem tem grande importância. “Saibam que Araçatuba e a região noroeste podem sempre contar com o Exército Brasileiro”, ressaltou.
Representação
Com o batismo, a viatura ostentará para sempre o nome de Araçatuba nas operações que serão realizadas no País, em missões de paz, defesa da soberania nacional e apoio à população brasileira.
Também participaram da cerimônia de batismo, a presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Zanatta, secretários municipais, do vereador João Pugina (PL), atiradores do Tiro de Guerra, militares do 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado e alunos da escola municipal Monsenhor Vítor Mazzei.