Assim como aconteceu em Araçatuba (SP), em Birigui e Penápolis também tomaram posse nesta quarta-feira (10), os novos conselheiros tutelares para o mandato de quatro anos (2024/2028).
Em Birigui, a posse aconteceu durante cerimônia no auditório do Centro Administrativo, com a presença do prefeito Leandro Maffeis (Republicanos), da secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama do município, Silvana Caetana Gomes Leal Milani, e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mauro Careta.
Os novos conselheiros tutelares de Birigui são Rafael Tegon, Caroline Mayumi Shiguenaga, Roberta Barbosa Bezerra, Celso Ricardo Borges, o Cadinho, e Patrícia Januário da Mota.
Segundo a Prefeitura, durante o evento o prefeito lembrou que o órgão recebeu um veículo zero-quilômetro do governo federal e que está em construção a sede própria, que ele pretende concluir até o final deste ano. De acordo com o que foi informado, o imóvel na avenida José Augustinho Rossi, no bairro Jardim Klayton, será totalmente reformado.
Penápolis
Em Penápolis, a cerimônia de posse foi realizada no Anfiteatro da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), também com a presença do prefeito Caique Rossi (PSD) e demais autoridades.
Os eleitos para o mandato de quatro anos são Paulo Gabilan Quintana, Elaine Cristina Gonçalves, Nayara Sussai de Oliveira, Michelle Aparecida Rodrigues Nakamura e Antônio Sidney Marques. Também tomou posse a primeira suplente, Rosemara Cruz.
No caso de Penápolis, o prefeito também lembrou dos investimentos feitos na área da Assistência Social e Educação, para garantir dignidade às crianças e adolescentes.
Ainda de acordo com a Prefeitura, durante a cerimônia a assistente social Marli Escardovelli, que representou o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez, explicou que o Conselho Tutelar tem como função principal a proteção das crianças e adolescentes e garantir os direitos estabelecidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).