Cotidiano

Birigui é destaque em evento da COP30

Consultor da ONU apresentou projeto modelo da ONU de gestão de resíduos sólidos que será implantado na cidade em Fórum no Rio de Janeiro
Da Redação
19/11/2025 às 18h18

O nome de Birigui (SP) ganhou destaque durante o Fórum 3D: Desvincular, Descarbonizar e Descontaminar - COP 30, realizado no Rio de Janeiro. Isso porque o município é o único no Brasil que irá participar do Atlas Global de Resíduos Sólidos da ONU (Organização das Nações Unidas), através de projeto de gestão circular de resíduos sólidos urbanos.

 

O Fórum 3D foi um dos eventos paralelos preparatórios à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que está ocorrendo em Belém, no Pará. O projeto que será implantado em Birigui foi apresentado durante o Painel intitulado "Implementing ESM of waste and unlocking its mitigation potencial", mediado pelo consultor internacional da ONU, Carlos Rosa Filho.

 

Durante o encontro, Rosa Filho reforçou que em contato com o Centro de Tecnologia Ambiental do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), que tem escritório no Japão, a entidade pleiteou realizar um projeto prático, único e exclusivo e Birigui foi a cidade escolhida.

 

“Birigui, uma cidade de 120 mil habitantes, foi selecionada para ser a cidade modelo de implementar as recomendações do Atlas Global de Resíduos Sólidos”, destacou o consultor da ONU.

 

Tratativas

 

As tratativas do projeto tiveram início no final de agosto, a partir de uma apresentação online da iniciativa para a prefeita Samanta Borini (PSD). No final de outubro, quando esteve em Birigui para participar do 3º Café Empresarial, promovido pela Prefeitura, o consultor internacional teve a oportunidade de terminar de estreitar o andamento do projeto com a chefe do Executivo municipal.

 

Na ocasião, Rosa Filho também teve a oportunidade de conhecer in loco a realidade ambiental de Birigui, apresentada pela prefeita Samanta.

 

Reafirmou

 

“Então eu queria deixar esse registro aqui, de que a mudança já está acontecendo e nós já temos uma cidade modelo”, frisou o consultor internacional da ONU em sua apresentação no Fórum 3 D, preparatório para COP 30, no Rio de Janeiro, ao falar de Birigui.

 

O evento, cuja a abertura solene foi realizada pelo governador Claudio Castro, do Rio de Janeiro, teve a participação de prefeitos e secretários municipais de diferentes regiões do país, representantes de empresas e instituições de referência, experts, pesquisadores e agentes de financiamento para discutir os caminhos rumo a um Futuro 3D - desvincular o crescimento econômico da geração de resíduos; descontaminar os produtos e o meio ambiente; e descarbonizar as economias.

 

“Que venham mais Fóruns como esse para, junto com tantos amigos queridos, orientar, promover engajamento e indicar as soluções para um amanhã sustentável, que promova a transição da perspectiva linear para os 3Ds”, destacou Rosa Filho.

 

HUB Global

 

O Hub Global de Inovação em Mudanças Climáticas das Nações Unidas foi lançado na COP 26, com o objetivo de contribuir para o uso da inovação em benefício das pessoas e do planeta, visando acelerar e ampliar o desenvolvimento e a implantação de soluções transformadoras - novas e já existentes - voltadas para o clima e a sustentabilidade.

 

O Primeiro Fórum Global de Inovação, realizado no Rio de Janeiro, teve como objetivo conectar o ecossistema global de inovação ao processo da ONU sobre mudanças climáticas, aproveitando o ambiente empresarial dinâmico da cidade e sua tradição como centro de sustentabilidade e tecnologia.

 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Birigui, Carlos Farias, representar a prefeita Samanta Borini e Birigui no Fórum e ver a cidade ser citada por receber um projeto pioneiro da ONU, que pode mudar o município de patamar no que diz respeito a sustentabilidade, foi motivo de muito orgulho.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.