Cotidiano

Birigui decreta situação emergencial na logística de transporte de pacientes

Medida autoriza o uso de veículos de outras secretarias e até contratação emergencial de serviços de transporte para atender demanda da Secretaria de Saúde
Lázaro Jr.
04/01/2025 às 11h30
Alguns dos veículos da frota de Birigui que estão inutilizados (Foto: Reprodução) Alguns dos veículos da frota de Birigui que estão inutilizados (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Birigui (SP) publicou decreto reconhecendo a situação emergencial na logística de transporte de pacientes da cidade, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, para atendimento em outros municípios.

 

No decreto, assinado pela prefeita Samanta Borini (PSD) e publicado na sexta-feira (3) em edição extra do Diário Oficial do município, consta que o objetivo da medida é garantir o acesso aos tratamentos médicos. Para isso, passa a ser permitido o uso dos veículos disponíveis no município para deslocamentos internos e externos, com a finalidade de buscar os pacientes nos locais indicados e devolvê-los após o atendimento.

 

Em 11 de dezembro, o Trio Notícias publicou matéria informando que a Prefeitura de Birigui havia suspendido por tempo indeterminado, o transporte de pacientes que precisam de atendimento médico em Araçatuba, por falta de veículos.

 

Frota

 

No decreto, consta a relação de 17 veículos da frota municipal que estão inoperantes, entre eles, quatro ambulâncias. Desses, nove ainda não foram avaliados; seis apresentam problema na correia dentada do motor; um está batido; e o outro apresenta o motor com problema de cabeçote.

 

Há ainda um segundo anexo, com outros 13 veículos pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde parados. No documento consta que dois deles devem passar por nova revisão e os demais, constam com multa, com pagamento a ser solicitado ao Departamento de Finanças.

 

Prazo

 

O prazo da situação de emergência é de 90 dias, contados da publicação, podendo ser prorrogado. “A situação de emergência caracteriza-se pela necessidade de medidas imediatas para garantir o transporte de pacientes para tratamento médico, evitando a interrupção de serviços essenciais”, consta na publicação.

 

Segundo o decreto, para o uso temporário de veículos de outras secretarias, será necessário emitir um termo interno de cessão e o veículo passará por vistoria individual antes do uso e após a devolução, com preenchimento de ficha de vistoria.

 

Além disso, está prevista a contratação emergencial de serviços de transporte, caso os veículos cedidos sejam insuficientes para atender à demanda, e a aquisição emergencial de peças e serviços para manutenção da frota, preferencialmente com empresas já contratadas. 

 

Plano

 

Ainda de acordo com o decreto, no prazo de 90 dias a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos devem apresentar um plano de reestruturação do transporte de saúde.

 

Nele deve conter um diagnóstico detalhado da frota e demandas; proposta de aquisição ou renovação da frota, com previsão orçamentária; e estratégias de manutenção preventiva e corretiva. 

 

Por fim, consta que deverá ser apurada a responsabilidade pelas causas que ensejaram a situação emergencial. “Caso se constate a existência de culpa ou dolo, os responsáveis serão responsabilizados na forma da lei pelos prejuízos causados ao Município de Birigui”, finaliza o decreto.

 

Cópia será encaminhado aos órgãos de controle externo, incluindo o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), o Ministério Público e a Câmara de Birigui. 

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