A Prefeitura de Araçatuba (SP) divulgou nota nesta quarta-feira (24), informando que seguem em andamento as obras de infraestrutura para pavimentação das ruas do bairro Engenheiro Taveira. A demora na conclusão da obra voltou a ser alvo de questionamentos durante a sessão da Câmara, na última segunda-feira (22).
Segundo a administração municipal, as obras avançam para a etapa final para o asfaltamento das 12 ruas do bairro, que totalizarão 36,3 mil metros quadrados de pavimentação. Na nota, consta que atualmente os serviços estão concentrados na instalação de 8,9 mil metros lineares de guias de sarjeta.
Além disso, de acordo com o que foi divulgado, a administração municipal trabalha para resolver outras questões técnicas. Segundo a Prefeitura, para chegar à etapa da pavimentação, foi preciso alterar o local de cercas e postes e suprimir árvores, em duas ruas, trabalhos que são executados nesta etapa da obra.
A administração municipal lembra que a GS Inima Samar também está providenciando o rebaixamento das redes de água e esgoto em algumas ruas do bairro, trabalho iniciado no dia 9 deste mês. Em nota, a concessionária informou que seriam rebaixados 216 metros de redes de esgoto e 1.363 metros de redes de água, para adequar as vias para a pavimentação.
Atraso
A Prefeitura informa ainda que teve que desapropriar parte de três imóveis marginais em duas das ruas e que nada disso estava previsto no projeto original da obra. Para o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Sandro Cubas, estas questões contribuíram para o atraso na conclusão da obra, que deveria ter terminado no ano passado.
Conforme já divulgado, a ordem de serviço para início das obras de implantação de rede de galerias nas ruas do Taveira foi assinada em janeiro de 2024, pelo ex-prefeito Dilador Borges (PSD). A previsão inicial era de que o trabalho seria concluído em seis meses.
Notificação
Por fim, a Prefeitura informa que mantém a intimação e as penalidades aplicadas na empresa responsável pela obra de instalação de rede de galerias, por trincas algumas residências, relatadas pelos moradores.
O secretário explica que diante dos imprevistos, ainda não é possível determinar com segurança uma data para a inauguração do asfalto. “A administração tem trabalhado para entregar o melhor, no melhor prazo”, afirma.