Haverá ações para eliminação e controle de criadouros, além de nebulização costal e veicular (Foto: Divulgação)
Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Araçatuba (SP) realizará uma força-tarefa em quatro bairros da zona leste da cidade para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. Desta vez, o foco principal não é a dengue, mas sim, a chikungunya, que é transmitida pelo mesmo mosquito.
Boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (8) informa que neste ano, a cidade já tem 133 casos confirmados da doença, que foi identificada em 42 bairros. As vítimas são pessoas com idades entre 9 e 83 anos.
Somente no território do Umuarama, considerado uma “região dormitório” pela secretaria, são 29 casos confirmados. No bairro Água Branca 2 há 13 casos positivos da doença; no Água Branca 3 são mais nove; no Água Branca 1 são quatro; e no Vista Verde, mais três.
Em nota, o gerente de campo da UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Guilherme Santos, explica que o objetivo principal da força-tarefa é interromper a transmissão da chikungunya nos territórios com aumento de casos suspeitos e confirmados. “Para isso, vamos reforçar as ações realizadas diariamente pelos agentes, concentrando na eliminação de criadouros do vetor da doença”, explica.
Ações
A Prefeitura informa que haverá ações para eliminação e controle de criadouros, além de nebulização costal e veicular. O trabalho será executado nos bairros Água Branca 1, 2 e 3 e no Vista Verde entre os dias 11 e 15 de agosto.
Para isso, cerca de 30 profissionais, entre agentes de combate às endemias, supervisores e equipe da ESF (Estratégia Saúde da Família), estarão envolvidos na atividade.
A partir de segunda-feira os agentes de endemias farão as visitas casa a casa em horários alternativos. O trabalho do turno da manhã será das 7h30 às 13h30, para encontrar o morador durante o horário do almoço. O turno da tarde se estenderá das 15h às 19h, para diminuir pendências das visitas.
Os profissionais têm como missão remover materiais inservíveis dos imóveis como latas, garrafas, plásticos e pneus, que serão recolhidos por um caminhão da Prefeitura. Os agentes estarão devidamente uniformizados e com identificação e também farão a nebulização costal.
Nebulização veicular
Já entre os dias 13 e 15, a equipe da CCD (Coordenadoria de Controle de Doenças), da Secretaria de Estado da Saúde, fará nebulização com viatura em um raio de 80 quarteirões que abrange os quatro bairros. A ação nos três dias terá início a partir das 18h30.
Os moradores devem manter as portas e janelas das residências abertas, cobrir alimentos, frutas e bebedouros de animais, retirar roupas do varal, mesmo molhadas, e levantar as colchas das camas. Não é recomendado ficar nas ruas durante a aplicação do inseticida.
Prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é fundamental a colaboração da população para eliminar possíveis criadouros de mosquitos, como recipientes que acumulam água, auxiliando no combater à disseminação da dengue e da chikungunya.
Com relação à dengue, desde o início do ano são 10.269 casos confirmados da doença, com nove mortes. Além disso, há um óbito e 31 casos em investigação. Não há registro de casos zika vírus, transmitida pelo mesmo mosquito.