A Prefeitura de Araçatuba (SP) informa que ainda não há previsão de quando terá início a aplicação de multas para os condutores flagrados cometendo infrações de trânsito pelo sistema de monitoramento recém-instalado na cidade. Foram instaladas câmeras para monitoramento em sete cruzamentos.
Segundo a Prefeitura, elas estão em funcionamento desde maio, quando teve início uma campanha de alerta aos condutores infratores, que estão recebendo "notificações educativas", que não geram multas nem perda de pontos na carteira de habilitação.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana reforça que as autuações só passarão a serem aplicadas efetivamente depois que os locais com o sistema de videomonitoramento estiverem sinalizados com placas indicativas de “Fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento”, conforme Resolução Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
"É importante salientar que a efetiva fiscalização de trânsito, com a expedição de notificação e da autuação propriamente dita, será amplamente divulgada com antecedência pela Administração Municipal", informa a Prefeitura em nota.
Melhorias
Também em nota, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira, explica que as notificações educativas têm como finalidade possibilitar que o motorista se adapte ao novo sistema de fiscalização.
Ele informa que estão sendo implementadas melhorias no sistema de videomonitoramento e no sistema de expedição das notificações. O objetivo é permitir que as imagens e os vídeos gravados pelo sistema sejam facilmente acessados pelos infratores, por meio da notificação que receberão em casa.
Sistema
O sistema de videomonitoramento nas ruas de Araçatuba foi instalado em maio e é composto por mais de 70 câmeras. Graças a essas câmeras, a Polícia Militar conseguiu prender um dos acusados de praticar um latrocínio em Penápolis no dia 20 de julho.
O investigado, acusado de ter matado um casal de idosos naquele município, estava com o carro roubado da propriedade das vítimas e o veículo foi identificado pela placa quando trafegava pela avenida dos Araçás, na manhã seguinte ao crime.
Com relação à fiscalização de trânsito, ela será feita nos seguintes cruzamentos:
Av. João Arruda Brasil x Rua Marcílio Dias
Av. Araças x Rua Bandeirantes
Av. Araças x Rua Duque de Caxias
Av. Pompeu de Toledo x Rua Duque de Caxias
Av. Brasília x Rua Paulista
Av. Prestes Maia x Rua Marcílio Dias
Rua do Fico x Rua Antônio Gomes do Amaral