Pessoas atendidas pelo Instituto para Cegos Santa Luzia de Araçatuba (SP) tiveram um dia diferente nesta quarta-feira (4), quando receberam a visita de um grupo de voluntárias que ofereceu uma ação de beleza e cuidados.
As atividades foram realizadas por parceiras profissionais, tendo como objetivo elevar a autoestima e promover relaxamento para os acolhidos do Instituto. Uma das idealizadoras do projeto, Andressa Oliveira, informou que a ideia é promover esse tipo de ação com certa frequência.
As atividades nesta quarta-feira começaram com um café da manhã. Depois foram oferecidos serviços de cortes de cabelo, de manicure, de sobrancelhas, massagens e até sessões de Reiki, uma prática de Imposição de Mãos que visa captar a energia vital universal para reequilibrar a energia da força vital do paciente.
Importante
A assistente social Meridiana Nogueira Prates, que atua no Instituto para Cegos Santa Luzia, explica que a entidade oferece o projeto denominado Vagalume, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que atende pessoas cegas e de baixa visão, a partir dos 18 anos de idade. “Hoje as meninas vieram aqui propor uma a eles uma atividade diferente e uma oportunidade para eles se arrumarem, melhorar a autoestima”, comenta.
De acordo com ela, trabalhar a autoestima da pessoa com deficiência, especialmente aquela que “está vivendo o luto” por ter perdido a visão, é uma necessidade diária, para proporcionar um resultado positivo no futuro a ela.
“Isso vai trazer melhoria para ficar em casa, para ir a uma lanchonete, para ir ao shopping, ele estará recuperando isso”, explica, acrescentando que 40% dos atendidos pelo instituto perderam a visão o decorrer da vida em função de outros problemas de saúde.
Outras ações
Meridiana informa que as portas da entidade estão abertas para outros profissionais que tiverem interesse em promover ações com os atendidos. O instituto fica na rua Rio Grande do Sul, 23, no bairro Nova Iorque, e o contato pode ser feito pelo telefone 18 3623-6550.
As profissionais interessadas em participar das ações desenvolvidas pelo grupo liderado por Andressa, que visitou o instituto nesta quarta, podem fazer contato pelo celular (18) 98121-9499.