A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) de Araçatuba anunciou, no último dia 30 de agosto, a retomada da gestão do Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua "João Eduardo Torrezilhas".
Em decorrência das restrições impostas pela pandemia de covid-19 e da impossibilidade de realizar um concurso público para a contratação de novos profissionais destinados a atuar no acolhimento, o serviço havia sido temporariamente terceirizado, sendo executado em parceria com uma organização da sociedade civil, entre os dias 16 de novembro de 2020 e 31 de junho de 2023.
O Acolhimento Institucional destina-se a prestar assistência a pessoas em situação de rua que se encontram em processo de superação de sua condição, buscando reintegrá-las à sociedade e proporcionar-lhes um ambiente de referência por um período de até 6 meses. A seleção dos beneficiários é realizada pelo Centro Pop, após criteriosa avaliação técnica e a elaboração de um Plano de Acompanhamento individualizado.
O local dispõe de capacidade para atender até 25 pessoas e conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e cuidadores sociais. O serviço opera ininterruptamente, 24 horas por dia, e está situado na rua Junqueira Freire, nº 337, no bairro Paraíso.
Além de oferecer assistência técnica voltada para o enfrentamento das condições de vida nas ruas e o desenvolvimento de novos projetos de vida, o Acolhimento Institucional disponibiliza dormitórios com banheiros privativos, bem como três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), além de instalações para a lavagem de roupas e guarda de pertences.
É importante ressaltar que esse modelo de Acolhimento Institucional com duração de até 6 meses difere de outras modalidades destinadas ao mesmo público, como o Albergue Noturno, que não exige avaliação técnica nem encaminhamentos para o acesso.
A prefeita em exercício, Edna Flor, enfatizou a relevância desse serviço ao afirmar que "o Acolhimento Institucional fortalece as ações de cuidado com as pessoas, sendo um compromisso da administração municipal. Seu principal objetivo é viabilizar a reintegração dessas pessoas junto à família e à sociedade, abrindo portas para novas oportunidades.