Mais de 120 pessoas, entre gestores, prestadores de serviços, trabalhadores e usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) participaram da Plenária Municipal de Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (25), no auditório Papa Francisco, no Unisalesiano.
O encontro foi promovida pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde) de Araçatuba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, como etapa municipal da 10ª Conferência Estadual de Saúde e da 18ª Conferência Nacional de Saúde.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a plenária foi realizada com o objetivo de reunir diversos segmentos da sociedade para a avaliação da situação da saúde e construção de propostas visando o aprimoramento das políticas públicas.
Propostas
O evento contou palestra sobre a importância da vacinação ministrada pela diretora da Vigilância Epidemiológica, Priscila Cestaro. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para as discussões dos eixos temáticos e elaboração de propostas nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos: democracia e saúde como direito e soberania; financiamento adequado do SUS; desafios com emergências climáticas e justiça socioambiental; e organização do cuidado e gestão da saúde.
As propostas foram avaliadas e aprovadas em plenária, resultando na definição de uma diretriz por eixo que será encaminhada para as etapas estadual e nacional. Também forem eleitos noves delegados que representarão Araçatuba na Etapa Macrorregional, que acontecerá em 2027.
Honraria
O encontro também marcou a entrega da Honraria de Participação Popular em Saúde “Walter Francisco Barros”, concedida a conselheiros e ex-conselheiros do Comus pela relevante contribuição para o fortalecimento do controle social, da participação popular e defesa do SUS.
Foram homenageadas 15 pessoas, sendo sete usuários, quatro trabalhadores da saúde e quatro gestores/prestadores de serviços, com mais de oito anos de atuação no Comus ou com mais de 65 anos, além de ex-presidentes, conforme previsto em resolução.
Participantes
Compuseram a mesa de autoridades a vice-prefeita Nice Zucon (PL); a secretária municipal de Saúde, Lucila Bistaffa; o presidente do Comus, Thiago Henrique Braz Mendes; e o vereador e presidente da Comissão de Saúde de Câmara, Damião Brito (Rede).
Também estiveram presentes o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Everton Santos; a representante do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde); Sandra Cristina Rodrigues Daher, representando os trabalhadores da saúde; e Luciana Oliveira Beck, representando os usuários da saúde.
Homenageados com a Honraria de Participação Popular em Saúde Walter Francisco Barros:
Usuários da Saúde
- Thiago Augusto Gon Barros (filho de Walter Francisco Barros)
- Albertino de Lima (ex-presidente do Comus)
- Lenira Sônia Borgeth
- Luci de Fátima Ferreira Gallego
- Sidney Freitas Ribeiro
- Eliana Vincolete da Silva
- Luciana Oliveira Beck
Trabalhadores da Saúde
- Ricardo Wagner Ferrari Machado (ex-presidente do Comus)
- Celso Antunes Machado
- Neusa Correia da Silva
- José Monteiro dos Santos
Gestor / Prestador
- Antônio Domingos de Camargo
- Priscila Nogueira de Morais Cestaro
- Martha Maria Calixto Marques de Oliveira
- Marcos Adriano Mantovan