Araçatuba (SP) foi palco nesta quarta-feira (10), do Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis, realizado no auditório do Sest/Senat. O evento tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de cidades inteligentes no Estado, em parceria com o governo estadual, pautado nos pilares de inteligência, sustentabilidade e resiliência.
A proposta visa avançar em direção a uma sociedade economicamente mais sustentável, socialmente inclusiva e ambientalmente responsável, por meio da inovação tecnológica e criatividade, inserindo-se na era da transformação digital e com o compromisso de elevar a qualidade de vida da população.
O governo do Estado foi representado pelo vice-governador Felício Ramuth, que explicou que uma cidade inteligente é aquela que “cuida de gente”. Segundo nota divulgada pela Prefeitura, ele defendeu os investimentos em melhorias nos serviços públicos, ressaltando os avanços que o governo estadual tem promovido nesse sentido.
Araçatuba Digital
Já o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), comentou que muitos prefeitos acreditam que é preciso um grande investimento financeiro para tornar as cidades mais conectadas, o que não seria verdade.
Como exemplo, ele citou que Araçatuba economizou R$ 12 milhões no primeiro ano de funcionamento do programa Araçatuba Digital. "Não é um gasto, mas um investimento que traz economia, eficiência e rapidez ao serviço público, proporcionando melhorias na vida dos cidadãos", declarou.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Laerte Rocha, acrescentou que uma cidade mais inteligente e conectada contribui para a melhoria de todos os serviços, impulsionando setores como indústria, comércio e turismo.