A Prefeitura de Araçatuba (SP) e o Comitê Gestor do Programa pela Primeira Infância realizaram, nesta sexta-feira (24), uma série de atividades voltadas a bebês e crianças com o objetivo de valorizar o brincar, especialmente as brincadeiras tradicionais, ação em alusão ao Dia Mundial do Brincar.
O evento aconteceu no CEU das Artes - Estação de Cultura e Esportes "Takeshi Ussui", no Residencial Atlântico, das 7h30 às 10h30, com a presença de alunos das escolas municipais Maria Mercedes Cassiolatto de Souza, Roseli de Oliveira e Alvino Barbosa. Algumas ações acontecem em outras unidades escolares.
A proposta é resgatar as brincadeiras tradicionais que trazem momento de socialização, exigem movimentos físicos, além de valorizar a importância do brincar na natureza, do brincar livre e não dirigido, além de incentivar a brincadeira entre pais e filhos.
Atividades
Além do Comitê Gestor do Programa pela Primeira Infância, várias secretarias participaram do movimento com atividades, entre elas, paraquedas, pista de trânsito móvel, dança, bexiga, falsa baiana, pé de lata, elástico, bolinha de gude, cama de gato, peteca, 5 marias, oficina de capucheta, além de sessões de teatro e circo e “engatinhata” para bebês.
O CAPS Infantil participou com uma gincana com o grupo Alegria de Viver. Todas as atividades foram monitoradas por adultos.
A vice-prefeita Edna Flor (Podemos) falou da alegria em poder celebrar, junto às crianças, o Dia do Brincar. “Que manhã linda aqui no CEU das Artes! Realizamos, através do Comitê Gestor do Programa pela Primeira Infância e das secretarias municipais, o Dia do Brincar, uma ação com crianças de escolas municipais em alusão ao Dia Mundial do Brincar. Foi muito bonito ver as crianças brincando livremente, com várias atividades que muitos não conheciam, como cama de gato, bolinha de gude e até mesmo a capucheta”.
Semana do brincar
A Semana Mundial do Brincar sempre acontece em torno do Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio. Neste ano, o tema é “Vem pra roda, no ritmo do brincar”, que vai além das simples brincadeiras, abrindo espaço para debates e reflexões sobre a importância do brincar na infância para o desenvolvimento saudável das crianças.
As ações da Semana do Brincar se estendem até quarta-feira (29), com várias atividades internas em todas as escolas municipais e também em instituições particulares e filantrópicas, além das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e Caema (Centro de Apoio Educacional Especializado e Multidisciplinar), com pacientes do Caica.