A partir desta quarta-feira (10), Araçatuba (SP) passa oficialmente a contar com dois Conselhos Tutelares. A posse dos dez conselheiros tutelares eleitos em outubro do ano passado aconteceu nesta manhã, em cerimônia ocorreu no salão azul da Prefeitura.
A unidade um funcionará na sede da rua José Pedro dos Santos, 385, no Centro, onde o atendimento vinha sendo realizado nos últimos meses. Nessa unidade o atendimento será feitos pelos conselheiros Miriam Lopes de Almeida, Celso Correa, Josué Miguel de Silva, Carlos Augusto Costa e Wagner Silva Júnior.
Já a unidade 2 funcionará em um prédio na avenida Prestes Maia, 239, no bairro Planalto, onde atuarão os conselheiros tutelares Rosimeire dos Santos Locatelli, Yago Villar, Vitor Lucas Checon, Maurício Aparecido Dário e Mariângela Castilho Samora Araújo.
Aumento
O projeto que autorizou a criação do segundo Conselho Tutelar em Araçatuba foi aprovado em fevereiro do ano passado, em adequação à nova resolução do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que aponta que a cada 100 mil habitantes é necessário ter uma unidade.
Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que enfim a cidade superou a barreira dos 200 mil habitantes, o que justifica a necessidade do segundo Conselho. Na ocasião, a Prefeitura justificou ainda que a criação do segundo Conselho Tutelar na cidade era necessária devido ao aumento da demanda, o crescimento da população e o surgimento de novos bairros.
Divisão
A divisão entre as duas unidades teve como referência a abrangência. No caso da primeira unidade, ela será responsável pelo atendimento nos territórios do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) 3, 4 e 5. Ao segundo, caberá os casos da área do Cras 1, 2 e 3.
O projeto já previa o preenchimento das vagas de forma alternada, com o primeiro colocado na eleição assumindo uma vaga no primeiro conselho, o segundo irá para o outro, o terceiro irá para o primeiro e assim sucessivamente.
Cerimônia
A cerimônia de posse nesta quarta-feira teve a presença do prefeito Dilador Borges (PSDB) e da vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor (Cidadania). Também participaram os secretários municipais de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira; de Educação, Silvana de Sousa e Souza; e de Governo, Arnaldo Vieira Filho, o Dindo.
O Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) foi representado pelo presidente, Edson Rocha. Já pela Câmara Municipal estiveram presentes os vereadores Antônio Edwaldo Costa (União Brasil), o Dunga; Maurício Bem Estar (PP), Wesley da Dialogue (Podemos); João Moreira (PP); e Nelsinho Bombeiro (PV).