Cinco delegadas do Comdima (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) de Araçatuba (SP) participam da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada a partir desta segunda-feira (29) em Brasília (DF). O encontro termina na quarta-feira (1º).
Considerado de grande relevância democrática e social, a última edição do encontro havia ocorrido em 2016. Assim, a conferência deste ano representa uma retomada fundamental na luta por direitos das mulheres.
Araçatuba será representada pelas presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Lenice Freitas; e pelas delegadas Luiza Rodrigues e Jamilly Nicacio Nicolete, representando a Casa Maria; e Eliandra Barreto e Andréa Cláudia.
A escolha aconteceu durante a Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Araçatuba, realizada em julho. Depois, elas participaram da etapa estadual, em agosto, realizada de forma on-line.
Representação
A missão das delegadas é representar o município e o Estado de São Paulo, levando ao debate nacional as propostas construídas coletivamente em Araçatuba e defendendo que sejam incorporadas às diretrizes nacionais de políticas públicas.
“Trata-se de um espaço de participação democrática e formulação de políticas de gênero, fundamental para o avanço dos direitos das mulheres brasileiras”, informa nota divulgada à imprensa pelo Comdima.
Custeio
Ainda de acordo com o que foi divulgado, o financiamento da conferência é feito por todas as instâncias de governo (municipal, estadual e federal). “A presença das mulheres de Araçatuba reflete o compromisso da cidade com a promoção dos direitos das mulheres e a igualdade de gênero”, informa a nota.
Segundo a Prefeitura de Araçatuba, o governo do Estado fretou um voo para levar a delegação paulista para o encontro nacional. As despesas do translado, hospedagem e alimentação na capital federal são custeadas pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, organizadores da conferência.
Objetivos
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e conquistas para todas”, a conferência reunirá autoridades e referências nacionais na luta pelos direitos das mulheres.
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres tem como objetivos centrais:
- Autonomia econômica: promover a inserção das mulheres no mercado de trabalho;
- Igualdade de gênero: fortalecer a equidade dentro e fora do ambiente laboral;
- Enfrentamento à violência: combater a violência, o assédio e a discriminação;
- Acesso às políticas públicas: garantir serviços essenciais e direitos às mulheres;
- Participação política: estimular a presença feminina em espaços estratégicos de decisão.
Está confirmada a participação do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT); da ministra das Mulheres, Márcia Lopes; da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia; da cantora Maria Bethânia e de intelectuais e ativistas renomadas como Flávia Biroli e Carla Akotirene.
Para o Comdima, a presença das delegadas araçatubenses é motivo de orgulho e simboliza o compromisso da cidade em combater a violência e valorizar as mulheres.
Políticas públicas
Em nota, a presidente do Comdima afirma que a participação na conferência é importante, pois garante visibilidade às demandas de Araçatuba. Ela lembra que no primeiro semestre deste ano, 66 mulheres vítimas de violência doméstica foram atendidas na Casa da Mulher Paulista.
“A conferência é um espaço democrático de escuta e debate. A nossa participação é importante para apresentarmos as nossas propostas para a construção de políticas públicas mais efetivas”, informa.
Ainda de acordo com ela, a presença no encontro é importante para trazer experiências para fortalecer o enfrentamento à violência, garantindo a proteção, prevenção e valorização das mulheres araçatubenses.