Cotidiano

Araçatuba e Birigui terão plantão de vacinação contra a gripe no sábado

Em Araçatuba a imunização será ampliada para toda a população; em Birigui, será apenas para os grupos prioritários
Lázaro Jr.
07/05/2025 às 15h27
Em Araçatuba, a vacinação será estendida a todas as pessoas (Foto: Reprodução) Em Araçatuba, a vacinação será estendida a todas as pessoas (Foto: Reprodução)

No próximo sábado (10), as secretarias de Saúde de Araçatuba (SP) e Birigui realizarão o “Dia D” de vacinação contra a gripe e outras doenças imunopreveníveis. No caso de Araçatuba, imunização será estendida para toda população, sendo aplicada a vacina em qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade que for aos pontos de imunização.

 

Devido à campanha, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) funcionarão das 8h às 17h para aplicação das doses. É necessário apresentar documento de identificação com foto e, se possível, a carteira de vacinação para registro da vacina recebida.

 

Além da gripe, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, como a febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV, BCG, poliomielite, meningocócica, dengue, entre outras, respeitando a situação vacinal de cada pessoa.

 

Em nota, a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro, reforça que todas as pessoas que tiverem interesse poderão tomar a vacina da gripe a partir de sábado. “A medida visa ampliar o número de pessoas imunizadas para tentarmos conter a transmissão de doenças respiratórias”, explica.

 

Grupos prioritários

 

A vacina da gripe segue disponível para os grupos prioritários, que inclui idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses a 6 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) e pessoas com comorbidades.

 

Ela ressalta que a vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção e controle de formas graves da doença, internações e óbitos, especialmente durante o inverno. A vacina que está sendo oferecida é trivalente e oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e o vírus influenza B.

 

“A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a influenza, oferecendo imunidade no período de maior circulação dos vírus. Por isso, reforçamos a necessidade das pessoas pertencentes aos grupos prioritários tomarem a vacina, por serem mais vulneráveis a complicações da doença”, orienta.

 

Balanço

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde 28 de março, quando teve início a campanha de imunização, foram aplicadas 16.917 doses contra a gripe em Araçatuba, o que representa uma cobertura de apenas 19,32% do público alvo.

 

Entre os integrantes do grupo prioritário, 10.627 idosos foram imunizados, o que representa 26,27% do total. Também foram vacinadas 3.044 pessoas com comorbidades (28,87%); 1.391 trabalhadores da saúde (14,03%); 808 crianças (5,40%); 287 gestantes (19,38%); 265 professores (9,51%); e 23 puérperas (9,47%). Nos demais grupos prioritários foram aplicadas 472 doses (6,56%).

 

Birigui imunizará apenas integrantes do grupo prioritário

 

A Secretaria de Saúde de Birigui também realizará o Dia D de Vacinação contra a Gripe no próximo sábado, mas serão imunizadas apenas pessoas que integram os grupos prioritários, de acordo com o que foi divulgado.

 

A vacinação será feita nas 11 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) das 8h às 17h e haverá um posto volante na loja 2 do Bandeirante Supermercado, no bairro Alto Silvares, que atenderá no mesmo horário das UBSs.

 

Proteção

 

Em nota, secretário de Saúde de Birigui, Roque Haroldo Bomfim, destaca que o Dia D de Vacinação contra a gripe é fundamental para proteger a população, especialmente os grupos mais vulneráveis.

 

“Convidamos todos a procurarem os pontos de vacinação para garantir a sua dose. Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade com a própria saúde e com a de toda a comunidade”, declara.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.