A Prefeitura de Araçatuba (SP) recebeu nesta terça-feira (17), o resultado do estudo funcional de melhoria no trânsito na rotatória conhecida como “Pé de Galinha”, no final da avenida José Ferreira Batista, e na rua Aguapeí, nas proximidades do pontilhão com a rodovia Marechal Rondon (SP-300).
Segundo o que foi divulgado, entre as melhorias propostas estão a instalação de semáforos, mudanças de mãos de vias e redução de canteiros centrais. “As medidas visam não apenas melhorar a fluidez do tráfego, mas também aumentar a segurança dos pedestres e condutores”, informa nota distribuída à imprensa.
O estudo foi elaborado pela empresa Tranzum Planejamento e Consultoria, ao custo de R$ 82 mil. O representante da empresa, Alexandre Zum, informou à administração municipal que os investimentos apontados resolverão os problemas nestes locais por pelo menos uma década.
"Nosso objetivo ao realizar esse estudo foi encontrar soluções inovadoras que pudessem não apenas aliviar o tráfego, mas também tornar as vias mais seguras para todos os usuários. Estamos confiantes de que as propostas apresentadas trarão melhorias significativas para a mobilidade urbana em Araçatuba", informa na nota da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Investimentos
Ainda de acordo com o que foi divulgado, a estimativa é de que seja necessário investir R$ 200 mil para realizar as melhorias propostas pelo estudo, que minimizariam os congestionamentos nesses pontos. O prazo para conclusão da implantação dessas melhorias seria de seis meses.
Também em nota, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Henrique Caldeira, informa que uma equipe técnica da Pasta analisará as propostas em detalhes para que sejam implementadas as mudanças necessárias. “Estamos comprometidos em criar um sistema viário mais eficiente e seguro para todos os cidadãos de Araçatuba", afirma.
O prefeito Dilador Borges (PSDB) argumenta na nota que os investimentos visam a melhoria na qualidade de vida da população atendida e que a segurança e a eficiência do trânsito são prioridades para nossa administração. “Receber esse estudo funcional é um passo importante para transformar Araçatuba em uma cidade mais acessível e segura para todos", conclui.