Moradores no bairro Alvorada, em Araçatuba (SP), procuraram a reportagem nesta quinta-feira (11), para pedir melhorias no acesso às residências existentes à margem do córrego Alvoradinha, que passou por processo de desassoreamento.
A intervenção teve início em 23 de julho e os serviços são executados pelo governo do Estado, por meio do programa Rios Vivos, por meio de convênio com a Prefeitura, para participação do projeto SP Água.
Segundo o que foi divulgado pela administração municipal, seria feita a limpeza, desassoreamento e requalificação ambiental de cerca de 900 metros do córrego, para melhorar a fluidez da água, prevenir enchentes e promover revitalização urbana.
A Prefeitura informou na ocasião, que participa do processo oferecendo apoio técnico e documentação. Além disso, fica responsável pela manutenção da área após a conclusão da obra.
Melhorias
Ao visitar a área no início da tarde desta quinta-feira, a reportagem falou com moradores que residem em casas construídas na lateral direita do córrego, sentido centro, que é o sentido de escoamento da água.
Essas casas ficam bem próximas do leito do rio e o pedido dos moradores, é que a Prefeitura passe uma máquina para deixar a via, que é de terra mais regular, para facilitar o acesso aos imóveis.
Limpeza
Eles informaram que durante o desassoreamento foram retiradas árvores que haviam nas duas margens do córrego e que na via sentido bairro, a máquina teria passado na via marginal, facilitando o acesso.
Ainda de acordo com eles, foi solicitado ao operador da máquina que o serviço fosse feito na frente da casa deles, porém, os moradores teriam sido informados que não havia autorização para executar o serviço na via sentido centro.
Sujeira
Foi possível notar que essa via tem bastante entulho e outros materiais misturados ao terreno. Os moradores também reclamaram do surgimento de moscas e de outros animais, como ratos, após o desassoreamento.
Além disso, outra moradora na via sentido bairro, pediu melhorias na guia da passagem sobre o córrego, que foi danificada durante as obras de desassoreamento.
Prefeitura
Procurada, a administração municipal informou que não há projeto de loteamento no local onde a máquina ainda trabalhava nesta quinta-feira e que a Sosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) estuda como será feita a recuperação da guia.
Sobre o surgimento de animais como os informados pelos moradores, a Prefeitura informa em nota que era algo previsível após o desassoreamento do córrego.