Cotidiano

Ao completar 130 anos de morte, Dom Luiz Lasagna ganha nova biografia

Foi o responsável por implantar a filosofia Salesiana na América do Sul e dá nome ao colégio Salesiano de Araçatuba
Lázaro Jr.
30/11/2025 às 16h44

"Quer compreender a cabeça de um gênio, de um líder para os dias de hoje, leia Lasagna”. Essa declaração foi feita pelo padre Gildasio Mendes dos Santos, autor da nova biografia de Dom Luiz Lasagna, responsável por implantar a Missão Salesiana na América do Sul.

 

O livro intitulado “O Realizador de Sonhos. Dom Luís Lasagna – Uma Biografia Nova”, foi escrito a pedido do reitor do Unisalesiano de Araçatuba, padre Paulo Vendrame, em homenagem aos 130 anos da morte do personagem do livro.

 

A iniciativa também marca os 75 anos da presença Salesiana em Araçatuba, e do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”, que segundo Paulo Vendrame, é a única casa do Brasil que tem ele como patrono.

 

Em entrevista concedida à imprensa no Unisalesiano, o reitor do centro universitário comentou que somente Araçatuba e Paraguai, na América, recebem a presença dele. No país vizinho, existe o Colégio Monsenhor Lasagna. “Foi um grande missionário, um grande salesiano, por isso a importância de lançarmos essa biografia”, explicou.

 

Líder

 

Também durante a entrevista, padre Gildasio informou que este foi o 29º livro que ele escreveu e que levou 21 dias para concluí-lo. O autor explicou que partiu do método de ver o que Dom Lasagna escreveu. Para isso, teve como base as cartas escritas e textos científicos, citando que a tradução desse material levou mais tempo.

 

Padre Gildasio contou ainda que se preocupou também em fazer uma linguagem simples, para dar emoção ao livro, afirmando que a vida de Dom Lasagna mereceria um filme. “Os líderes, os gênios, são pessoas que não tem medo. Pessoas medíocres não conseguem construir lideranças”, declarou.

 

O autor comentou que apesar de ter morrido aos 45 anos, em um acidente de trem no Estado de Minas Gerais, Dom Lasagna é considerado um gênio, fez uma revolução e continua sendo atual, apesar de ter morrido 130 anos atrás.

 

Ainda de acordo com ele, o patrono da presença salesiana em Araçatuba tinha a visão de, através da educação, transformar a sociedade. O nome dele foi o escolhido em 1949, quando os salesianos chegaram na cidade para construir o colégio e a Paróquia São João Bastista, cuja obra teve início em 1950.

 

Educação e evangelização

 

Segundo Padre Gildasio, Dom Lasagna sempre manteve o contato com a sociedade através da evangelização e da educação. Por ter convivido com Dom Bosco, ele foi enviado na segunda expedição missionária para transplantar e implantar o carisma de dom Bosco aqui na América.

 

Esse trabalho começou no Uruguai, de ele onde partiu para o Brasil em 1883 e em seguida, foi para o Paraguai. Segundo o autor do livro, a biografia responde o motivo do sucesso por trás dos salesianos.

 

Liderança

 

Ele destacou que o mundo hoje está à procura de líderes, que são as pessoas que impulsionam a humanidade, e que Dom Lasagna é um exemplo de liderança que deveria ser seguido.  "Lasanga é um líder para os dias de hoje, para educadores, pais e mães, políticos, padres, bispos, era um dos maiores comunicadores que a igreja já teve. Quer compreender a cabeça de um gênio, de um líder para os dias de hoje, leia Lasagna”, disse.

 

Ele destacou a inteligência emocional do personagem da obra, a capacidade afetiva e de trabalhar em grupo, citando que no mundo atual, quem não trabalhar em equipe está fadado ao fracasso. “Dom Lasagna teve uma visão empreendedora, uma visão de que para você ter sucesso, tem que ter uma equipe. Quem não tem equipe não vai para frente na política, na economia, em todos os lugares”, afirmou.

 

Qualidades

 

Entre as qualidades citadas pelo autor do livro, está o fato de Dom Lasagna ter sido um empreendedor que ensinava a pensar e da ideia, criava um grande projeto e executava aquilo que planejava: “E ele investiu nisso, na formação de jovens nas escolas tocadas pelos salesianos e o Salesiano foi criando essas gerações”.

 

Padre Gildasio acrescentou que o personagem do livro tinha a convicção de que para mudar a sociedade era preciso profissionalizar e educar o jovem: “Sem educação não tem desenvolvimento, sem uma educação integral, não tem futuro, é isso que o Lasagna investiu e criou”.

 

Para o padre Paulo Vendrame, o livro é uma contribuição muito original para o Brasil salesiano, para toda a congregação e para a comunidade. Ele estará disponível na sede do Unisalesiano para os interessados.

Entre no grupo do Whatsapp
Logo Trio Copyright © 2025 Trio Agência de Notícias. Todos os direitos reservados.